Sara Abrantes Guerreiro por sua renúncia após o caso de refugiados ucranianos acolhidos por russos em Setúbal.
Sara Abrantes Guerreiro deixou de ser Secretária de Estado da Igualdade e da Migração na segunda-feira.
Foi a própria Sara Guerreiro que pediu sua demissão. O primeiro-ministro António Costa apresentou a proposta ao Presidente da República e Marcelo Rebelo de Sousa aceitou sua saída.
No que é publicado no site oficial da presidência, também é anunciada a convocação da sucessora: Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues. Ele tomará posse na segunda-feira, depois da tarde.
A saída de Sara Abrantes Guerreiro vem apenas 3 dias após a notícia de que os refugiados ucranianos foram ganhos na Prefeitura de Setúbal através dos russos do que Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Os ucranianos foram verificados na chegada pelo município (executado pela CDU), e documentos e a localização de parentes foram solicitados. No mesmo dia, o município se livrou de uma estratégia de recepção russa.
No sábado, um dia após a publicação da notícia, o município de Setubal disse ter pedido ao governo uma intervenção imediata diante das suspeitas da participação de associações pró-russas na recepção dos ucranianos. E ele pediu ao Ministério do Interior uma investigação.
Também no sábado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras suspendeu pedidos de cooperação de outros relacionados à Associação dos Emigrantes orientais (Edintsvo): Igor Khashin, um russo que acolhia refugiados, é o líder desta associação.
©Feijões frescos de 2021 | Redes de publicidade AEIOU| Ficha Técnica de Regulamentos Editoriais| Política de Privacidade| Publicidade