Com suspeita de sarampo após 22 anos, a AC tem vacinado até 20% da população contrária à doença.

ATRAVÉS DO EVERTON DAMASCENE, DA CONTILNET

Após uma mulher de 4 anos apresentar sintomas suspeitos de sarampo em Assis Brasil, em 5 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) ficou em alerta máximo, pois o Acre não registra nenhum caso de sarampo há 22 anos.

LEIA MAIS: Após caso de sarampo em Assis Brasil, corredor da cidade de Rio Branco planeja ação de vacinação

O que também preocupa, no que diz respeito ao tema, é o fato de a unidade ter vacinado apenas 18,74% de sua meta em 2022, segundo o Ministério da Saúde.

A cruzada nacional pela vacinação contra a doença vai até esta sexta-feira (3). Podem ser vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; a vacina é dada em uma única dose.

A vacinação é frouxa e deve ser feita nos postos de condicionamento físico do SUS. A vacinação é imprescindível para a cobertura contra o sarampo, que pode causar febre, otite, pneumonia, diarreia, conjuntivite, perda de apetite e convulsões. Em casos mais graves, pode ser bem sucedido nas vias aéreas, causando danos cerebrais e morte.

No Acre, segundo o infográfico, das 25. 390 doses disponibilizadas ao governo federal, 21. 359 doses foram aplicadas. A população-alvo é de 89. 161 pessoas.

Casos de sarampo em Assis Brasil: o caso

A menina de 4 anos mora na cidade peruana de Iñapari, na fronteira com Assis Brasil. Estudou em uma das escolas do município do Acre.

Os ginásios municipal e estadual — Semsa e Sesacre — foram informados do caso assim que os funcionários do menino procuraram uma unidade hospitalar relatando sintomas.

Os exames enviados à Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) ainda não foram confirmados, ainda estão sendo analisados.

Outros alunos que entraram em contato com a criança inflamada foram monitorados e imunizados contra a doença.

Sarampo

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o usuário doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A vacina é a única maneira de salvá-lo do sarampo.

Os sintomas aparecem até 10 a 14 dias após a exposição.

Insira seu endereço de e-mail para se inscrever neste blog e receba notificações de novos artigos por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *