Governo do Tocantins promete alívio do ICMS para a Pecuária

O Governo do Tocantins merece aderir, nos próximos dias, ao convênio 19/2022 do Conselho Nacional de Política Financeira (Confaz), que autoriza a dedução da base de cálculo para 66,67% do Imposto sobre Operações Relacionadas à Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços Interestaduais e Intermunicipais de Transporte e Comunicações (ICMS), que tributa as operações de saída interestadual com a pecuária. Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira, 30, pelo governador Wanderdei Barbosa em assembleia com pecuaristas estaduais na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

“Ganhamos muitos processos judiciais sobre o imposto sobre animais de fazenda viva, que agora é de 12%. Estamos buscando táticas legais para tornar a produção do Tocantins mais competitiva, em pé de igualdade com outros estados”, disse. o governador, acrescentando que o direcionamento do controle é buscar a humanização do imposto com a estrutura de oportunidades fiscais viáveis para os setores produtivos, sem que a medida prejudique as receitas estaduais.

Durante a assembleia com os criadores, o secretário de Fazenda, Júlio Edstron Secondino Santos, disse que espera-se que em 15 dias o governo do Tocantins obtenha a aprovação do Confaz para a aplicação do convênio 19/2022. Ele também explicou que a equipe técnica da Sefaz está em condições de responder a solicitações dentro dos limites permitidos por lei. “A boa tributação é aquela que tem uma base gigante de contribuintes, para que possamos reunir poucas de muitas pessoas”, concluiu.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, sob pressão de que o governador Wanderlei Barbosa está fazendo justiça ao aderir ao acordo do Confaz. “Os animais de fazenda vivos são um dos principais produtos do nosso estado. produto competitivo com outros estados, dando ao fabricante a oportunidade de comercializar de forma mais rentável, e também permite maior produção”, disse.

Os agricultores ficaram satisfeitos com a opção de cortar a base de cálculo SMIC para bovinos em pé. Com isso, a taxa de 12% ficará em torno de 4,7%. Trata-se de um alívio analítico de extrema importância para nós, agricultores, que tivemos dificuldades em nossas negociações. Saímos desta assembleia otimistas, com a certeza de que o Governador está em posição de nos ajudar quando pedimos”, disse Bouvier Alexandro Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *