Não surpreende que a Universidade Federal de Santa Maria seja um dos maiores centros de arte e cultura da região central. E para aproximar a população da diversidade da UFSM, a Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenação de Cultura e Arte, criou o programa Itinerário Cultural que abastece grupos, como escolas, nos espaços culturais da universidade.
Jurassic World: Dominion estreia na manhã desta quinta-feira
Desde 1990, o local atual do edifício Presthroughtery abrigava uma coleção vital de obras de arte, mas naquela época era obrigatório liberar o terreno para uso por outros escritórios administrativos. Por isso, as obras foram espalhadas no campus e algumas sofreram a ação. do tempo. Hoje, as quase trezentas obras se reuniram em uma sala gigante nos fundos da Biblioteca Central. O acervo de arte reúne obras de artistas que foram professores universitários, pintores nacionais e estrangeiros e personalidades populares, como a artista Iberê Camargo.
Segundo o coordenador do acervo, Rafael Happke, o espaço, novo, tem ganhado visitas diárias de estudiosos do estabelecimento e, por nomeação, já pode obter grupos gigantes, como escolas:
– Já ganhamos equipes de 20 a 40 jovens, como as de Lar de Joaquina, na semana passada. Agora, para os próximos compromissos, estão previstas equipes de apenas cem jovens e adolescentes. Será um desafio divertido ver tantas outras pessoas percebendo ou os espaços culturais da UFSM que, no final, é uma posição para toda a comunidade.
Além do Acervo Artístico, o famoso Planetário também está na estrada. As visitas ao local já não eram incomuns e cobravam 2 reais para escolares e quatro reais para professores e coordenadores que acompanhavam as crianças, mas se a organização participa do programa de direção cultural e inclui o acervo de arte no passeio, é gratuito.
– Brincamos que é uma promoção de cabeça para baixo, certo?Em vez de pagar mais, é absolutamente preguiçoso porque facilitar a arte e a cultura e se aproximar dos espaços da UFSM é exatamente o objetivo do programa. O Planetário vem recebendo visitantes desde o início do ano letivo e agora estamos ainda mais animados com o movimento que surgiu após a associação com a Rota Cultural — diz Régis Diniz, diretor do Planetário.
Em breve, o Itinerário Cultural inaugurará oficialmente uma exposição arqueológica organizada através da LASCA, o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas. Durante a exposição, os visitantes poderão ver modelos e objetos antigos. do programa. A Biblioteca Central e o Jardim Botânico, por exemplo, podem ser componentes dos passeios.
Segundo Jaqueline Machado, chefe da Divisão de Museus da UFSM, o objetivo é aproximar a rede das visitas aos estabelecimentos:
– A UFSM é um estabelecimento público que existe graças à comunidade, por isso é certo criar projetos que aproximem outras pessoas desses espaços. Já temos alguns projetos como o Discover, mas agora o conceito é fortalecer esses laços. o ano e, claro, para todas as idades, de jovens a adolescentes.
Na 45ª edição, o festival literário Felippe D’Oliveira tem 241 inscrições
O programa de direção cultural já está disponível através de um formato eletrônico encontrado na página online do Reitor de Extensão. Neste documento, o usuário ou estabelecimento agenda a escala no dia indicado e é acompanhado por guias universitários. . Quem participar dos passeios ganhará a “Rota Cultural Passaporte” para recolher selos dos espaços culturais da UFSM.
Faça login na sua conta abaixo
Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.