Secretaria e Banco Federal discutem oferta de R$ 20 milhões para Segurança Pública

Na tarde desta segunda-feira, 30, o secretário de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Wlademir Costa, venceu os deputados federais Osires Damaso, Dulce Miranda, Vicentinho Júnior e Dorinha Seabra, para uma assembleia técnica sobre o acompanhamento do procedimento de aquisição e implantação de um incorporado para o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS). Para a aquisição do sistema multibiométrico, a Justiça Federal destina recursos da ordem de R$ 20 milhões.

A fórmula ABIS é uma ferramenta composta por hardware e software que torna imaginável realizar pesquisas multibiométricas (impressões digitais, palmas e rostos) de forma automatizada, com o objetivo de individualizar uma pessoa, seja no campo civil ou criminal. composto pelo Sistema Núcleo ABIS, clientes ABIS e o fluxo de trabalho da SSP/TO, este último composto pelas subficiais da plataforma PAPI do Ministério da Segurança Pública, ou seja, identidade civil, identidade funcional, identidade do infrator e perícia forense.

Na ocasião, o secretário Wlademir Costa que desde que assumiu a pasta – há sete meses – tem procurado agilizar o processo licitatório para contratação do serviço. Durante a reunião, técnicos do Instituto de Identificação do Tocantin explicaram o procedimento, desde o destino do recurso até o momento.

“Temos tido dificuldades devido à adequação do novo controle e da pandemia Covid-19, mas medimos os esforços para executar esse orçamento, pois percebemos a importância desse serviço que trará um avanço tecnológico muito maravilhoso para o Tocantins. , permitindo a qualificação do nosso banco de dados”, disse o secretário.

Outro ponto destacado pelo secretário Wlademir é o grande preço do procedimento licitatório, que acaba atraindo um festival mais maravilhoso e, como resultado, leva a situações exigentes por meio de empresas concorrentes. implementado para fundos, fazendo perguntas de natureza técnica. Já foram tomadas medidas para continuar com o procedimento licitatório e as especificações já foram enviadas à Agência de Tecnologia da Informação (ITA) para levar o parecer técnico e enviá-lo de volta ao Permanente. Comissão de Licitação para a reabertura do leilão eletrônico o mais rápido possível, o mais rápido possível”, disse.

O secretário Wlademir Costa lembrou que a Polícia Federal levou 8 anos para consolidar sua licitação e que os estados da federação que se comprometeram a implementar a fórmula ABIS levaram em média 4 anos para concluir suas licitações.

Os parlamentares se colocam à disposição do Ministério da Segurança Pública para dar uma mãozinha no processo, para que não haja perda do recurso.

A assembleia também contou com a presença do secretário executivo da SSP/TO, Reginaldo de Menezes; o Delegado Geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira; Inspetor-geral da SSP Wanderson Chaves; o Superintendente de Inteligência e Estratégia, Emerson Moura; o Delegado-Chefe da 2ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Menor Potencial (DEIMPO), Ibáñez Ayres da Silva Neto; e a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César, com a equipe técnica; o Superintendente de Administração e Finanças, Sandro da Paixão Silva; e assessores parlamentares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *