O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta segunda-feira, 30, na assembleia do Comitê Estadual de Combate à Pandemia coronavírus, que revogaria o decreto de calamidade pública no estado devido à pandemia covid-19. Após mais de dois anos de funcionamento, o Comitê também será dissolvido com o fim do estado de calamidade pública.
“Parabenizo a equipe pela determinação e trabalho árduo. Notamos que a única forma de controlar essa doença é a vacinação e continuaremos com as campanhas nas comunas. Queremos que a vacinação aumente o percentual de vacinados no estado. Hoje temos o controle da doença, então não falta o decreto estadual de calamidades públicas. O trabalho da Comissão terminou positivamente”, disse o governador Wanderlei Barbosa.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o relatório apresentado por meio do Comitê mostra a estabilidade do Covid-19 no estado, sem aumento no número de óbitos pela doença, mesmo com o aumento dos casos suspeitos registrados nos últimos tempos. Semanas.
De acordo com o secretário de Saúde do Tocantins, Afonso Piva, o trabalho de combate e tratamento do Covid-19 no ginásio público continuará. “Percorremos um longo caminho no combate à Covid-19. La doença continuará sendo tratada como um desafio que requer atenção. Ele terá sua atenção. Mas em termos de tratamento, estamos muito mais preparados”, disse.
Melhorias na saúde
A Direção Estadual fortalece e cuida na estruturação da saúde, com a ampliação dos leitos, a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a contratação de pessoal pró-hospitalar, a aquisição de vacinas e a divulgação da cruzada de vacinação em todos os municípios do estado.
Além disso, a diretoria, Wanderlei Barbosa, criou a comissão para analisar a viabilidade de concursos públicos de provas e títulos para a oferta de cargos, carreiras e remuneração do pessoal de aptidão. “Temos a comissão jurídica para tirar os estudos da situação. os cargos que queremos na adequação e no momento certo vamos tirar o concurso público”, garantiu o Governador.
Secretário Afonso Piva que a investigação será realizada rapidamente, para que haja uma revisão dos desejos dos profissionais da área da saúde. “A comissão é um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde e o Departamento de Administração. O mais rápido possível, faremos o processo de variedade. Vamos dar tintas na opção de fazer uma técnica geral ou uma técnica para profissionais rápidos”, disse.
Comitê Estadual
A assembleia com o governador Wanderlei Barbosa, os secretários de Governo e todos os membros da Comissão Estadual de Combate à Pandemia Coronavírus, composta por representantes dos bombeiros do exército do Estado do Tocantins, da Polícia Militar do Estado do Tocantins, da Assembleia Legislativa, participaram da assembleia do Estado do Tocantins, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Infraero.