André Mendonça convoca órgãos federais e estaduais para discutir tabelas de preços do ICMS sobre o diesel

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou às 10h. m uma audiência de conciliação com o governo federal e estadual para discutir a eficácia de duas cláusulas do Acordo do Conselho Nacional de Política Financeira (Confaz) que autorizam os estados a conceder descontos nas alíquotas do ICMS do diesel. O ministro é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7164), na qual concedeu medida cautelar para suspender as cláusulas.

Segundo o ministro, a tentativa de conciliação é para que ele possa chegar a um acordo sobre as medidas e planos de pintura para a implementação da Lei Complementar (LC) 192/2022 e sua regulamentação através do Confaz.

Foram convocados pessoalmente representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), dos Ministérios da Economia e de Minas e Energia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e do Confaz, bem como dos secretários de Estado da Fazenda, Finanças ou Tributação. e os procuradores-gerais dos 26 estados e do Distrito Federal. A presença dos Governadores e Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal está autorizada.

O Ministro pediu que todos os participantes sejam bem informados sobre o fato e treinados para atuar no processo. Como o objetivo da audiência é eminentemente consensual, as manifestações terão que ser proposicionais e decisivas. adi arquivos até o momento da audiência.

Com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Fique atualizado com tudo que está no mundo jurídico no Portal dos Advogados, fique por dentro nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Compre seu cadastro virtual e-CPF e e-CNPJ na Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp (83) nove nove3826000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *