Após uma longa era de pesquisa por meio de agências estaduais, a cessão do Bloco 8, complexo de mineração de longo prazo a ser instalado no norte de Minas Gerais, por meio da Sul Americana de Metais (SAM), subsidiária da Honbridge Holdings, e da Lotus Brasil. A Comércio e Logística, recebeu a aprovação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Assim, para esta quarta-feira (06/01), as corporações passam para as entregas obrigatórias para dar continuidade à cessão no estado.
Apesar de tudo, a Lotus Brasil e a Sul Americana de Metais receberam e aprovaram a continuidade do projeto Bloco 8, o complexo de mineração de longo prazo do norte de Minas Gerais, e agora estão entrando nas novas etapas da iniciativa. O Plano de Desenvolvimento Sustentável (PIAE), inicialmente estimado em US$ 2,1 bilhões, sofreu uma série de avanços após ajustes na legislação brasileira antes de ser aprovado pela ANM, e agora as corporações ainda buscam ofertas ambientais.
Além disso, a Lotus Brasil e a SAM já apresentaram os programas à Superintendência Regional do Meio Ambiente (Suprams) e à Superintendência de Projetos Prioritários (Supri) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Dessa forma, aguardam as dependências para faturar a Portaria de Mineração junto ao Ministério de Minas e Energia para iniciar o próximo nível de instalação do complexo minerário no estado. Assim, o objetivo existente de ambos é a progressão da engenharia fundamental e a obtenção da licença de instalação para a empresa.
O diretor de Engenharia da Sul Americana de Metais, Eder de Silvio, comentou sobre as etapas de progressão da cessão até a aprovação e disse: “Os primeiros passos semelhantes ao documento foram dados em 2012. A investigação foi suspensa por um temps. et, dada a evolução da legislação, a própria empresa pediu à ANM que impedisse que as pinturas atualizassem as informações. Enquanto isso, particularmente em agosto do ano passado, a alocação do Bloco 8 tornou-se um precedente dentro da Política Estratégica Pró-Minerais do governo federal. (IPP).
Após a aprovação da ANM da continuação da cessão sul-americana da Metais e lotus Brasil, as corporações aguardam duas licenças ambientais para a emissão da portaria Lavra. Esta é a última etapa pendente para que as corporações iniciem o plano de estrutura para o complexo de mineração do norte do estado nos próximos anos. E, com a entrega do documento, eles poderão investir seus esforços para promover a premiação da estrutura com maior tranquilidade.
A cessão da Sul Americana de Metais e Lotus Brasil foi primeiramente chamada de “Projeto Salinas”, depois “Projeto Vale do Rio Pardo” e, atualmente, “Proyecto Bloque 8”. – mineração de alto grau (média de 20% de ferro) e sua transformação em produto de alta qualidade, com produção inicial anual de 27,5 milhões de toneladas.
Chilrear