Anunciado pelo Papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica, neste domingo (29), o arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner, será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.
Além de Steiner, o Papa também nomeou o arcebispo de Brasília, Dom Paulo César. O rito de criação dos novos cardeais está marcado para agosto.
Dom Leonardo Ulrich Steiner assume como Arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Assumiu o cargo através do arcebispo Sergio Castriani desde 2013. Até então, o bispo auxiliar de Steiner de Brasilia. In, Dom Leonardo duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Santa Catarina, na diocese de Criciúma. Ele fez sua devota carreira na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado padre em 21 de janeiro de 1978.
Estudou filosofia e teologia com os franciscanos de Petrópolis; Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Graduado e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.