Viver
Notícia
tempo desperdiçado
citação
Abastecimento rural
blogs
String criador
O número de municípios catarinenses em estado de emergência aumentou para 22 devido às chuvas que atingem o estado desde o início da semana. O número de municípios que registraram eventos que vão desde enchentes e deslizamentos de terra até queda de árvores e muros também subiu para 121. .
Até o momento, três mortes foram registradas em decorrência de fortes chuvas: duas no município de São Joaquim e uma no município de Urubici. Segundo a Defesa Civil do Estado, os três mortos são “pessoas que tentaram atravessar espaços alagados com carros arrastados pela correnteza”.
As chuvas deixaram outras 7. 100 pessoas desabrigadas e 518. In um comunicado, o governo de Santa Catarina disse ter distribuído “itens de assistência humanitária, adicionando cestas de alimentos básicos, água potável, colchões, kits privados de higiene e higiene”, e que grupos foram enviados aos postos afetados para os movimentos dos municípios.
Os 22 municípios que declararam emergência são: Tubarão, Orléans, Forquilhinha, Urubici, Maracajá, Araranguá, São Joaquim, Lages, Laurentino, Alfredo Wagner, Rio Rufino, Taió, Anitápolis, Monte Carlo, Videira, Macieira, Rio das Antas, Tangará, Rio do Oeste, Anitapolis, Alfredo Wagner e Lauro Muller.
“Os municípios de Benedito Novo e São Domingos informaram que terão que reivindicar uma situação de emergência”, informou a Defesa Civil.
Diante da situação, o Ministério da Educação suspendeu categorias em 152 escolas desde quarta-feira (4), sob o argumento de que a mobilidade dos escolares se deveu às chuvas.
“As suspensões das escolas dos coordenadores regionais de escolaridade em Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Ibirama, Laguna, Rio do Sul, Taió e Tubarão. A substituição das categorias é garantida no cumprimento dos duzentos dias de escolaridade previstos em lei.