Para falar sobre os efeitos e movimentos de longo prazo do convênio entre o Sebrae Alagoas e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Sedeuc/AL), assinado em 2021, representantes dos estabelecimentos se reuniram na tarde desta terça-feira (31), na sede da secretaria, em Maceió. A sociedade continuará a promover a educação empresarial no estado e exercer bolsistas da rede pública de ensino até o final do ano.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, destaca a importância da associação que incentivará a educação empresarial no estado. “Nosso projeto é dar continuidade aos movimentos em parceria com a Seduc. Por razões muito transparentes, como a educação empresarial, o Sebrae tem uma convergência em diversos movimentos e objetivos da secretaria e gostaríamos de aproveitar esse início de exercício, mandato, para alinhar certas questões e continuar realizando capacitação empresarial em todo o Estado”, diz.
A secretária de Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, afirma que o convênio e outras alianças com o Sistema S são para a educação neste momento. O Sebrae também é fundamental trazer essa sabedoria aos nossos alunos, principalmente nesse período ‘pós-pandemia’. Queremos alinhar agendas para estimular ainda mais os professores”, conclui.
Durante o encontro, a analista de competitividade e desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Silvia Chamusca, apresentou alguns dos efeitos da aliança. Segundo ela, até o momento, mais de 2. 800 professores participaram do curso de educação baseado em Projetos (PPP) na plataforma Dreamshaper. O convênio também promoveu um curso de educação com duas equipes de bolsistas do Grêmio, no Sebraelab, com seiscentos bolsistas formados nas 5ª, 8ª e 9ª Diretorias Regionais de Educação (Gere).
“Os efeitos alcançados até agora são inesperados nas 3 Geres do Estado onde começamos a operar com o acordo. A participação dos companheiros do Grêmio é muito boa. Precisamos trabalhar em questões como ideação, prototipagem, garantir que esses companheiros obtenham mentorias. para expandir projetos coerentes e fornecê-los à comunidade, aos empreendedores”, diz Silvia Chamusca.
próximos passos
Nos próximos meses, a associação capacitará professores em temas que envolvem eletivas como cultura empreendedora, educação monetária e soluções do Sebrae no turismo e no território. Também está prevista capacitação em temas e conteúdos de empreendedorismo para 3. 000 bolsistas da rede pública estadual.
Um dos objetivos é lançar uma atribuição piloto do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae Minas em uma escola pública de Alagoas. Para isso, a aliança articulará uma escala técnica na Seduc para a alocação em Minas Gerais ainda em 2022.
Ainda em junho, terão início as atividades com bolsistas do Grêmio em pelo menos dois espaços de gestão, e até o final do ano, em outros 4.
NOTÍCIAS ANTERIORES
PRÓXIMAS NOTÍCIAS