Tudo sobre a Apple
A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) notificou a Apple nesta segunda-feira (30) para dar explicações sobre a proteção dos fones de ouvido sem fio Airpods. A empresa tem até 72 horas para responder, a partir da data da notificação.
A resolução veio depois que a empresa foi informada de que um garoto de 12 anos nos EUA. Os EUA sofreram danos auditivos irreversíveis após os fones de ouvido da marca. O caso tomou uma posição há dois anos.
De acordo com o processo, o garoto estava assistindo um charme netflix em seu iPhone, quando a transmissão foi interrompida através de um alerta laranja, uma notificação muito rara nos Estados Unidos, com o objetivo de disseminar dados sobre jovens desaparecidos (e isso parece sem aviso, em meios como TV e rádio).
O relatório afirma que a criança estava olhando para o conteúdo em um volume médio, mas o alerta repentino veio no último volume, causando zumbidos nos ouvidos, tonturas, tonturas e náuseas. De acordo com a ação judicial, o par de Airpods pro “rompeu o tímpano, quebrou a cóclea e causou ferimentos significativos”.
“Estamos investigando um defeito imaginável e a consequente ameaça à adequação e proteção dos consumidores brasileiros. O objetivo é que a empresa atue com transparência e colabore com o governo nacional e estrangeiro para uma pronta explicação do caso”, disse o ministro da Justiça. . e Segurança Pública, Anderson Torres, no depoimento.
Segundo a Senacom, a Apple terá que justificar a venda do acessório e os perigos do equipamento, explicando a regularidade, qualidade, segurança, transparência, informações e orientações aos consumidores sobre a fabricação e venda de Airpods.
A empresa baseou a notificação do artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que o fornecedor não pode colocar no mercado um produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou perigo à saúde ou à segurança.
Questionada pelo Canaltech, a subsidiária brasileira da Apple disse que comentaria o assunto.
Se o cliente se sentir ofendido ou suspeitar de um defeito em produtos ou acessórios da Apple, é imaginável realizar um evento, gratuitamente, na plataforma Consumidor. gov. br. O tempo médio de reação é de 7,5 dias após a abertura do cadastro.
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações com as últimas notícias do mundo da tecnologia.