Presente na Bahia Farm Show, maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, a Embrapa (Sociedade Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Fundação Bahia, organização sem fins lucrativos que realiza estudos sobre as lavouras da região, realizarão (1), às 14h, o pré-lançamento de uma nova variedade de algodão.
A BRS 437 é uma cultivar transgênica com resistência a doenças, especialmente o ponto ramular, considerado a principal doença do algodão no país. Uma vez que o surgimento desta doença possivelmente exigiria cerca de 8 aplicações de fungicida consistentes com o cultivo em cultivares mais frágeis, a adoção da variedade através de produtores de algodão pode reduzir os preços com defensivos agrícolas.
Saiba mais: Blockchain vai a plantações de cana-de-açúcar para produzir açúcar
Segundo a empresa, a cultivar possui fibra e produtividade máxima, com perspectiva de 6. 015 quilos consistentes por hectare de algodão semente e 2. 425 quilos consistentes por hectare de fibra. É adequado para plantio ou irrigação com chuva, no cerrado da Bahia, Piauí, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – cinco dos principais estados produtores de algodão do país.
O novo algodão GM também é a tecnologia B2RF (Bollgard II Roundup Ready Flex), criada em 2013 pela Monsanto, empresa americana recentemente de propriedade da Bayer, uma empresa alemã de produtos químicos agrícolas e farmacêuticos. O melhoramento genético confere resistência a grandes espécies de lagartas que atacam algodão e glifosato, um herbicida usado para matar ervas daninhas.
Além do novo algodão GM, a Embrapa também lançará novas cultivares de gergelim e soja na Bahia Farm Show, que começou (31) e vai até o dia 5 de junho.
Existem duas cultivares de gergelim, chamada BRS Anahí e BRS Morena. O primeiro tem impressionante funcionalidade agronômica para outras cultivares em outras partes do país, produtividade superior e características como sementes de pele clara, maiores do que as encontradas no mercado. e adaptação à colheita mecanizada ou manual. O momento é uma cultivar marrom-avermelhada destinada ao consumo na natureza, com foco no mercado gastronômico para seu sabor outro.
Por fim, a variedade de soja BRS 8383IPRO, uma variedade de ciclo médio, com maior teto de produção e estabilidade de produção mesmo em situações de seca e altas temperaturas, será prelanza. , fundada em Planaltina (DF). (Com a Embrapa)