43 3528-3930
[email protected]
[email protected]
43 3528-3930
Cerca de 250 produtores, técnicos e gestores de 19 municípios participaram na semana passada do dia da caixa da ordem Mandioca Renda, em Janiópolis. O objetivo é disseminar cultivares de mandioca, bem como comparar a funcionalidade desses tecidos na região Centro-Oeste.
Outros temas discutidos pelos pesquisadores desta montagem foram a fertilidade do solo e a correção e fertilização do cultivo de mandioca. Participaram da atividade pesquisadores da Embrapa e do IDR-Paraná.
A cadeia produtiva da mandioca tem grande importância econômica e social na comuna. Na safra 2019/2020, foram plantados 600 hectares, com a participação de 40 famílias. A produtividade média da safra atingiu 18 toneladas/ha.
Janiópolis possui uma agroindústria de derivados de mandioca com capacidade de recepção de 60 toneladas de raízes/dia, gerando 50 empregos com a terceirização da safra. A indústria produz doces, amido azedo e farinha de mandioca. Os produtos abastecem os mercados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Paraná. A linha de produção de mandioca desloca cerca de treze milhões de reais a cada ano.
Durante a safra 2021/2022, foi instalada uma Unidade de Referência (UR) para introduzir novas cultivares na propriedade de Mauro Hideyuki. 13 cultivares de mandioca e clones foram plantados no local. Dessa forma, os fabricantes podem analisar o hábito de cada cortina da região. A UR instalou por meio de uma parceria entre a Embrapa, os municípios de Janiópolis e Farol, IAC, APTA, Farinheira Bredápolis e IDR-Paraná.
PROJETO – A cidade faz parte do projeto de fonte de receita de mandioca, fruto de uma parceria entre o IDR-Paraná, a prefeitura, a indústria e os fabricantes. O objetivo, desde 2012, é inspirar a modernização da fórmula produtiva e da produtividade das culturas. Para isso, novas cultivares foram trazidas e os fabricantes foram instruídos a plantar de acordo com recomendações de zoneamento agroclimático.
A atribuição também revela práticas como o uso de fertilizantes no plantio e cobertura; semeadura direta e uso de mandioca em alimentos e ração. Além disso, através da transferência, promove-se a mecanização da semeadura, com a aquisição de sementes e outros equipamentos.
TRATORES – No mesmo dia, no campo, foram assinadas 3 intenções de aquisição de tratores por meio do programa de trator solidário do governo estadual. As máquinas terão que contribuir para a modernização do setor, pois as novas máquinas são mais eficientes, econômicas e produtivas.
Sensação
Vento
Humidade