Governador Wilson Lima habilitou sete salas de cultivo da Amazônia

Manaus (AM) – Em um esforço para identificar a perspectiva da cidade e despertar o público para a produção e arte, o governo do Amazonas já investiu, este ano, em sete “Salas de Cultura” internas do estado. A iniciativa segue a determinação do governador Wilson Lima.

O projeto, o secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa, a Agência Amazônia para o Desenvolvimento Cultural (AADC) e o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, prevê a população dos municípios.

Graças aos movimentos do programa Governo Presente, os municípios de Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Carauari, Benjamin Constant, Codajás, Caapiranga e Urucurituba foram beneficiados por investimentos no fundo de cultura.

No total, o Estado já doou 70 violões, 35 teclados, 350 flautas, dança, teatro, música, artes plásticas, maquiagem, além de um projetor de vídeo e sete estações de Leitura Mania da Ler.

De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Marcos Apolo, a Sala de Cultura é uma comissão de vanguarda e inédita que atrairá jovens e crianças, sendo fundamental para o progresso cultural e representativo do município.

“Essa é uma ação vital para o Estado, pois a Sala de Aula de Cultura estará oferecendo cursos no Liceu Digital. É a orientação do governo de Wilson Lima que disseminamos as atividades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e tudo isso é imaginável através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Agência Amazônia para o Desenvolvimento Cultural”

Um dos beneficiários é o município de Urucurituba (208 quilômetros de Manaus). Na semana passada, o governador Wilson Lima transferiu 65 ferramentas para a Câmara Municipal para equipar outra “sala de cultura”, além de dança, teatro, música, artes visuais, maquiagem artística e uma estação de leitura Mania em Ler.

O secretário de Juventude, Cultura e Cidadania do Município de Urucurituba, Maick Soares, ressalta que este é um momento.

“Essas ferramentas serão os cursos apresentados recentemente através do Liceu Digital, mas também através de outros projetos que serão criados aqui no município. profissionais”,

O chefe do Ministério da Cultura e Eventos do município, Amarildo Silva, ressalta que a cultura é despertar a sensibilidade e a intuição artística da população.

“Aqui temos um apelo para jovens que têm uma inclinação muito acentuada para música, dança e desenho, tanto que tivemos mais de cem inscritos nos projetos. Então, para nós é muito importante e vai nos ajudar muito”

A comissão ministra videoaulas, que são colocadas em prática com roupas didáticas e têm tradução para Libras e legendas, que permitem acessibilidade.

Os municípios montaram um centro de aula, com salas equipadas com computadores, alto-falantes, projetores, internet, dispositivos e instrumentos musicais.

*Com o consultor

Saiba mais:

O do Amazonas entra com nova ação para a defesa da zona fraca no STF

Amazonas certifica primeira planta a atender mercado nacional de peixes

Governo transfere 3,6 milhões de reais para Rio Preto da Eva, a partir de convênios firmados com a prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *