Governo celebra o Mês do Meio Ambiente com a programação desta segunda-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Acre (Seplag) e do programa REM/KFW Acre, promove o Mês do Meio Ambiente. O evento, cujo lema é Nossa Terra, Nosso Futuro, faz alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. . A data foi criada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972. De 6 a 10 de junho, a Seplag e outros órgãos subsegros do programa REM/KFW realizam uma extensa programação com palestras, um festival de fotografia e a distribuição da plantação de mudas.

Na segunda-feira, 6, às 8h. m. , a abertura do evento acontecerá na Biblioteca de Cinema acreana, na Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, com mediação do chefe da Seplag, Ricardo Brandão e da coordenadora geral da Unidade coordenadora do Programa REM (UCP REM), Roseneide Sena.

Na sala Seplag, ao longo da semana de programação, serão distribuídas plantas frutíferas e não frutíferas, haverá exposição de fotografias ambientais do estado do Acre e projetos do programa REM, além de uma feira com produtos alimentícios. Essa programação se estende até sexta-feira, 10, pela manhã.

Também na segunda-feira, 6, a partir das 14h, no batalhão de polícia ambiental, no Portal da Amazônia, ocorrerá a certificação do batalhão de polícia ambiental, que realizou o curso de operação de drones, bem como o lançamento da Operação Guardiões do Bioma, um plano de prevenção contra incêndios e desmatamentos, que tem sido destacado entre todos os estados da Amazônia Legal.

Na terça-feira, 7, será realizada na Seplag uma assembleia interna dos estabelecimentos que compõem o comando e o programa FASE II do REM Acre.

Entre os dias 8 e 9, serão realizadas 4 reuniões online. Para participar é obrigatório se inscrever, que estará aberto até 3 de junho, em um link que será anunciado. Na quarta-feira, 8, a primeira convenção terá como foco o Sistema Nacional de Incentivos aos Serviços Ambientais (SISA) e iniciativas de redução das emissões de desmatamento e degradação florestal (REDD) no Acre. A convenção diurna terá como foco os produtos do Acre e anuncia a sustentabilidade econômica e a conservação da biodiversidade.

Na quinta-feira, 9, será realizada a 3ª convenção sobre o mercado de créditos de carbono, lei REDD e a quarta e última convenção online sobre Pioneiros no Acre – AFFIS – REM Acre Indígenas.

A semana será encerrada com duas palestras presenciais, realizadas na Filmoteca Acreana, com visitantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS), sobre a fórmula de comando de incidentes implementada através do CBMMS para incêndios florestais no Pantanal, e será ministrada através da Comandante de Operações do CBMMS, tenente-coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue.

A convenção sobre fogo no Pantanal: prevenção, combate e progressão sustentável será ministrada por meio da Assessoria Militar dos Bombeiros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro/MS) e da Coordenadoria Estadual do Grupo Técnico para o Resgate do Cerrado Pantanal (GRETAP), Coronel Waldemir Moreira Júnior.

Toda a programação é organizada por meio da Seplag com a colaboração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e políticas indígenas (Semapi), Secretaria de Estado do Empreendedorismo e Turismo (Seet), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEE), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Instituto Estadual de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais do Acre (IMC), o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMA), a Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), a Secretaria de Estado da Produção e do Agronegócio (Sepa) e a Fundação Tecnológica do Estado do Acre (Funtac), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), o Instituto de Inovação da Terra e a Universidade Federal do Acre (Ufac). (Elynalia Lima / Secom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *