Com o objetivo de homenagear e manter viva a história da diretora e atriz Bibi Ferreira (1922-2019) nas artes cênicas do país, o Www. itaucultural. org. br Itaú Cultural lançará, no dia 1º de junho, um pano especial sobre o centenário de nascimento do artista. Destaca o conteúdo, tanto novo quanto existente, de sua coleção e celebra o centenário de seu nascimento com fotografias de Bibi no palco, área que ela entrou oficialmente pela primeira vez aos 24 dias, substituindo uma boneca. usado em um teatro de produção que tinha desaparecido, e onde tinha sido durante o máximo dos 96 anos que tinha vivido.
Mais recentemente, destaca-se uma entrevista com a atriz Jalusa Barcellos, que lança no dia 1º de junho a biografia Bibi Ferreira, a saga de uma diva. Na troca verbal entre a equipe do Itaú Cultural e o biógrafo, ela relata seu namoro com o artista no palco, o procedimento de idealização do livro e o pedido de Bibi para transformá-lo em uma biografia afetiva.
“O que ela me disse foi: ‘Faça uma biografia emocional. ‘Não tenho mais tempo, bolsa ou memórias para não esquecer 93 anos de carreira”, lembra Jalusa, para continuar: “ele não disse, mas aí eu tive o instinto que ele me disse: ‘mostra quem são as cenas, ou seja, para mostrar quem é aquela mulher magistral, generosa, fraterna e amorosa do mito ‘Bibi Ferreira'”, acrescenta o biógrafo.
Entre os conteúdos que já existem no site do Itaú Cultural, o acesso comprometido à Bibi na Enciclopédia Itaú Cultural https://enciclopedia. itaucultural. org. br/pessoa349640/bibi-ferreira inclui uma ampla diversidade de documentos. dados sobre sua carreira ao conhecimento de mais de 170 shows e musicais realizados por ela ou sobre o artista.
Para brindar à festa de aniversário do centenário onde Bibi gostou de estar, no palco, o público pode consultar, no canal do Itaú Cultural no YouTube, trechos da apresentação que fez no Auditório Ibirapuera, em março de 2014, que gerenciou o espaço. No link o artista, acompanhado de uma orquestra de 21 músicos dirigida pelo maestro Flávio Mendes, interpreta canções como Cuesta Abajo, de Carlos Gardel, e Corisco, de Sérgio Ricardo.
SERVIÇO
Centenário de Bibi Ferreira
No site do Itaú Cultural www. itaucultural. org. br
Final do 25º Festival de Cultura Inglesa oferecerá atividades culturais soltas
”Série de arte no Outono – Campos: cores e cantos” apresenta encontros em doses duplas
Sinfónica do Paraná realiza “Clásicos Sertanejos” no Museu Oscar Niemeyer
Festival de Divulgação de Teatro de Ouro Preto tem público
Com comida e roupas, Escola Vereda organiza Festa Junina
BCB São Paulo anuncia especialistas estrangeiros em programação
Lawtechs e novos são temas da AASP
Sebrae-SP organiza oportunidade para profissionais de marketing saíam do vermelho
Rodrigo García convida Hubert Alquéres ao Ministério da Educação
Braskem discute respostas de sustentabilidade nos mares na edição da Marina Week
Boletim Ecovias: Como é a fórmula Anchieta-Imigrantes agora
Edição de Junho Lilac reforça a importância do teste de pé amplificado