Márcio França coloca o SP em pacto interestadual de segurança pública

O governador Márcio França assinou nesta terça-feira (10) um acordo de cooperação para que São Paulo faça parte do Pacto Interestadual de Integração da Segurança Pública.

Em sua primeira pauta oficial sobre o assunto, França participou da Exposição Internacional de Segurança Pública e Empresarial (LAAD Security), em São Paulo, onde se reuniu com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

O Pacto de Integração da Segurança Pública é um acordo de cooperação entre a União, o Distrito Federal e os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Tocantins e, agora, São Paulo, para unir forças no combate à criminalidade. “O crime não tem fronteiras”, disse o governador, referindo-se à importância dessa integração.

França ressaltou que uma das equipes cujo conhecimento São Paulo pode percentualr é o Detecta, uma fórmula de rastreamento de crimes controlada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que é a maior base de conhecimento da América Latina.

O documento prevê ações conjuntas por meio dos signatários em operações policiais e a integração do serviço de inteligência de seus órgãos de segurança pública. O pacto está dividido em 3 áreas principais: estratégica, tática e operacional.

“O pacto elimina a necessidade de acordos com outros Estados toda vez que você quiser colaborar para resolver crimes. Ou seja, estamos eliminando atrasos”, explicou.

O projeto permite que representantes de todos os estados se sentem em comitês e subcomitês, exercendo movimentos de forma compartilhada. Assim, as forças policiais devem agir além das fronteiras de seus estados, a fim de combater o tráfico de drogas e armas, roubo de carros e bens e ataques a instituições monetárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *