Municípios do Sul do Brasil indicam cooperação com Braga e Porto

Mundo Lusiada

Uma delegação de prefeitos e técnicos da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, está na Europa para novos investimentos e novas alianças para os municípios gaúchos.

O projeto dos prefeitos e técnicos da Famurs é atrair novos negócios para os municípios das áreas da indústria artística, turismo e educação. Os diretores preencheram suas agendas nas cidades de Braga e Porto, portugal, antes de irem para a Espanha.

Juntamente com a Prefeitura do Porto, a delegação brasileira assinou um memorando de cooperação nesta terça-feira, após ser vencida na Câmara Municipal por meio do Vereador de Economia, Emprego e Empreendedorismo, que compartilhou o exemplo da InvestPorto e a estratégia municipal de atração de investimentos. .

Ricardo Valente compartilhou como o Porto tem atraído corporações gigantes e como elas provaram ser “um motor para o progresso do território”. “Temos uma estratégia municipal de especialização, queremos saber que tipo de investimento vamos passar”, disse o prefeito.

Além das empresas gigantes, “o ecossistema de ponta e competitivo” das startups “é muito relevante”, diz o prefeito português. é uma fonte de charme para empresas gigantes”, diz Ricardo Valente.

Os números recentes da InvestPorto mostram mais de 400 projetos de investimento apoiados, de cerca de 350 empresas e investidores, dos quais 65% são investimento estrangeiro direto, “e tendência para cima”. 2021 um ano recorde com investimentos de cerca de € 164 milhões e mais 2266 empregos criados.

O presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, destacou a importância desse diagnóstico e do planejamento estratégico e disse que espera poder “adaptar esse sucesso” em um dos estados brasileiros “com maior potencial”, a começar pela criação de uma “empresa regional para desenvolvimentos fundamentais”, semelhante à InvestPorto.

O acordo assinado nesta terça-feira estabelece “uma aliança” entre a Câmara do Porto e a FAMURS “no sentido de troca de relatórios e dados para atrair investimentos na região do Porto e nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul”.

“Somos muito ligados às alianças”, disse Ricardo Valente, acrescentando que, dado o cenário da Ucrânia, de onde dois investimentos já foram transferidos para o Porto, o prefeito acredita que “a mente aberta, a tolerância e o respeito pelos outros, e bem-vindos serão fundamentais”.

“No Brasil, as agências de progressão são geridas pelo setor pessoal. Aqui no Porto, o governo municipal está dentro dos órgãos de progressão e o que entendemos é que funciona muito bem. No Brasil, também compramos terras para atrair investimentos, mas aqui no Porto é diferente. O ambiente de negócios se apresenta ao investidor”, disse o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei.

Segundo executivos portugueses, o Financial Times Porto será a terceira cidade mais produtiva a investir no sul da Europa (2014-2015) e a quinta cidade europeia de médio porte mais produtiva em termos de estratégia do FDI (2020-2021). Segundo o Fórum Econômico Mundial, Portugal é o 34º país mais produtivo entre as 141 economias em termos de competitividade global (2019). Portugal ocupa a 39ª posição entre as 190 economias globais no ranking Doing Business 2020 do Banco Mundial.

em braga

Também na terça-feira, foi assinado um acordo de cooperação com a empresa de progressão INVESTBRAGA. Os líderes foram recebidos pelo diretor executivo da Invest Braga/Altice Forum Braga, Carlos Silva, e pelo diretor da Agência Portuguesa de Desenvolvimento, Gil Carvalho. Foram cerca de 3 horas de quadros técnicos evoluídos entre os membros da empresa portuguesa e os prefeitos que fazem parte da missão.

O protocolo assinado estabelece uma aliança entre as duas entidades com o objetivo de trocar relatórios e dados para atrair investimentos na região de Braga, Portugal, com os municípios do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil.

Lançada em março de 2014, a InvestBraga atua como braço de desenvolvimento econômico do município. Ao fortalecer o município, como parceiro de negócios, a InvestBraga promove o encanto de investimentos e empreendedores, fazendo da inovação sua maior vantagem competitiva.

O diretor da InvestBraga, Gil Carvalho, destacou diversas questões que podem ser implementadas nos municípios gaúchos. O encanto do investimento nacional e estrangeiro na região, através da Agência de Revitalização Econômica de Braga. A progressão dos sistemas de pré-aceleração, aceleração e incubação para startups com ambição global, por meio da Startup Braga, que é um centro de inovação projetado para a criação e progressão de corporações de geração com maior potencial de negócios no mercado externo. A promoção e organização de feiras, congressos, seminários e eventos alinhados com o Altice Forum Braga. E a mais alta unidade de negócios recente, o Centro da Juventude de Braga/Pousada da Juventude de Braga, tem o projeto de garantir moradia, moradia e condições de funcionamento, capazes de vender educação não formal, direitos humanos e promoção de projetos de criatividade, empreendedorismo e cidadania local.

Outro fato que tem chamado a atenção é a progressão do programa Trabalho em Braga. Dentro desse modelo, há um mapeamento de todas as ofertas de lição de casa, oportunidades nas universidades e coloca perto de tarefas para o acolhimento de outros jovens que precisam se expandir na cidade.

“Nesse contexto, todas as profissões são igualmente vitais para nós, porém, devido à escassez de recursos humanos e à construção e expansão de corporações em determinados setores da nossa cidade, algumas categorias profissionais são mais procuradas neste momento. A partir da realizada através do Trabalho em Braga, concluiu que todas as categorias profissionais semelhantes à geração de dados e as categorias profissionais técnicas especializadas no setor de mecânica siderúrgica e estrutura civil são as mais procuradas hoje. “

Para o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, a assinatura do acordo de cooperação representa a geração de novas oportunidades para os municípios gaúchos. Braga foi identificado internacionalmente por apresentar um estilo exemplar de vendas de empreendedorismo. Há uma interação genuína entre escolas, universidades e o mercado de trabalho. É a cidade que mais cresceu em números absolutos em Portugal. E agora vamos trazer essa estratégia de estilo para os municípios do nosso Rio Grande do Sul”, disse Bonotto. .

Segundo o presidente eleito da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, o estilo conhecido pelos gestores constituirá uma evolução maravilhosa para os municípios gaúchos. Braga, por meio de suas estratégias de progressão, estabeleceu-se a meta em 2014 de gerar 500 empregos, desde então gerou uma média de 2. 000 empregos ano após ano. É um quadro que chega a alianças que podem gerar fortemente a identidade dos talentos e a inserção desses jovens no mercado de trabalho”, disse Salerno.

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul é a entidade que, composta por 25 associações regionais, representa os 496 municípios deste estado brasileiro. Os objetivos da organização são “valorizar e valorizar os municípios gaúchos, anunciar a progressão dos municípios e regiões e contribuir para a qualificação dos servidores públicos municipais”.

A entidade que compõe a Missão Internacional é o Presidente da Famurs e Prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; o Presidente eleito da Federação e Prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno; o vice-presidente e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; Prefeito de Santa Rosa Anderson Mantei; Superintendente Darlan Santos; o coordenador de turismo, Mário Nascimento; o Coordenador Técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Rosa, Odaylson Eder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *