Nova CNH começa a ser emitida em Minas Gerais nesta quarta-feira

Minas Gerais começa a emitir o novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta quarta-feira (6/1). Além da edição física, a força motriz também pode acessar a edição eletrônica do aplicativo Carteira de Trânsito Digital (CDT). As características do documento estão descritas na Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A nova CNH tem predominância das cores verde e amarela, com inscrições em português, inglês e francês. O novo estilo segue o popular estrangeiro e em seu verso tem um painel com desenhos de veículos para identificar as categorias que a força motriz é capaz de disco. A parte de trás do documento tem um QR Code, que detalha os dados do motivo, para a assinatura.

O deputado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, ressalta que não será para atualizar as licenças atuais para a nova rota. “A transição para o novo estilo CNH será lenta para os motoristas que renovarem sua carteira, solicitarem uma duplicata, atualizar uma categoria, atualizar conhecimento ou para quem tirar a licença pela primeira vez”, explica o diretor.

A delegada Maria Alice Faria, chefe da Divisão de Admissibilidade do Detran-MG, explica que agora será imaginável incluir no documento o chamado social e a associação afetiva da força motriz que deseja, como decidimos por meio de lei. “Primeiro é obrigatório fazer os ajustes correspondentes à identificação civil, feitos através do Instituto de Identificação da PCMG”, diz o delegado.

No novo modelo, as forças motrizes autorizadas serão conhecidas pela letra “P” no canto superior direito, enquanto as que já possuem CNH definitiva serão conhecidas pela letra “D”. O documento deve conter, expressamente encaixotado e em forma codificada, se a força motrida está envolvida em uma atividade remunerada e tem restrições médicas.

O documento também apresenta critérios de proteção contra falsificação, como o mapa do Brasil publicado com tinta variáveis ópticas, com DNA (elemento rastreável) da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Partes de segurança também vêm com imagens secretas, hologramas e reagentes. impressões ultravioletas macias.

Com a nova CNH, que agora tem um código para passaportes, os estrangeiros também poderão embarcar em aeroportos, diretamente em quiosques de autoatendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *