Número de mortos por chuva sobe em Pernambuco

O número de mortes registradas em Pernambuco subiu para 100, devido a deslizamentos de terra e enchentes causadas pelas chuvas no estado desde o dia 25. O valor foi atualizado terça-feira pelas forças de segurança pública e defesa social do estado.

Compostas principalmente por bombeiros, funcionários da cobertura civil, as Forças Armadas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), essas forças estão respondendo em quatro espaços de deslizamento de terra e dois locais onde outras duas pessoas foram supostamente varridas por enchentes. Todos localizados na região metropolitana do Recife.

Um total de 436 trabalhos realizados com a ajuda de navios, cães de estudo e aeronaves. A busca tem como foco a localização de 16 vítimas de fortes chuvas, somando 14 por sepultamento, nos espaços da Vila dos Milagres, Jardim Monteverde, Curado IV. outras duas pessoas teriam sido varridas pelas enchentes, uma no Jaboatão Centro e outra em Paratibe (Paulista)”, informou a Secretaria de Estado da Defesa Social.

– São 14 casos apresentados, com nomes já identificados, depoimentos de parentes, e outros dois cuja ausência foi relatada por um morador ou cujo laudo é impreciso, que também são objeto de atenção. Ambos os casos tomaram posição na Vila dos Milagres – explicou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

De acordo com o Centro de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), existem, até o momento, 6. 198 moradores de rua, número que chegou após as chuvas moderadas registradas no início da manhã. As posições com maior volume foram Goiana (65 mm), Cabo de Santo Agostinho (63 mm), Paulista (35 mm) e Recife (30 mm).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê “a continuidade das chuvas imediatas do dia, com volumes moderados, seja na região metropolitana do Recife e na Mata Norte”. “Na Mata Sul, Agreste e Sertão, as chuvas serão isoladas, com pouco acúmulo. A mesma previsão é válida para amanhã”, acrescenta a Apac.

Diante da situação, a Proteção Civil mantém o alerta para deslizamentos de terra, devido ao estado do solo, que está alagado nas áreas afetadas.

O número de municípios declarados em situação de emergência é de 24: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro e Passira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *