O deputado estadual Itamar Borges é o da Lei nº 15 781/2015, que cria a Semana Nacional do Meio Ambiente no Estado de São Paulo. “O principal objetivo desta lei é conscientizar sobre as questões ambientais, especialmente aquelas semelhantes à preservação dos recursos à base de plantas”, disse.
Segundo Itamar Borges, membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, políticas públicas efetivas e discussão entre governo e sociedade são para reduzir o desmatamento e preservar o meio ambiente.
“A educação ambiental é para que nossos jovens e toda a população estejam cientes da importância do meio ambiente. Por isso, é tão importante realizar atividades e ações concretas, com a inclusão de toda a rede nas atividades. Reflita juntos sobre o longo prazo do nosso planeta”, disse o parlamentar.
Campanhas educativas, conferências, documentários e eventos em geral podem ser realizados em escolas, prefeituras, conselhos municipais e outros órgãos públicos, a fim de despertar o interesse na questão ambiental.
experiência de sucesso
Antes da criação da lei, seu mandato como prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges instituiu a Semana Municipal do Meio Ambiente.
A iniciativa ganhou muito bem entre a população e resultou em um avanço ambiental vital para o município. A cidade, localizada na região noroeste do estado, ganhou continuamente o Prêmio GreenBlue Municipal, concedido pelo governo estadual, e que está dando frutos. até hoje.
Entre os movimentos, destaca-se o Sonho de Natal, que se tornou referência no município e na região. Hoje há uma equipe permanente, vinculada ao Fundo de Solidariedade, para planejar os movimentos do Projeto.
Com a ampliação dessa iniciativa, Santa Fé do Sul passou a receber turistas de toda a região e de outros estados, como Mato Grosso e Minas Gerais, deslocando a economia, gerando empregos e uma fonte de renda para a população.
“Tudo isso com um compromisso ecológico barato que incentiva a conscientização e preservação ambiental e o reaproveitamento de produtos recicláveis. A Semana Nacional do Meio Ambiente tem esse objetivo. Personalizar os problemas ambientais e permitir que cada criança, cada cidadão, entenda sua responsabilidade, mas também as obriga a ser um ator de mudança, a serviço de um desenvolvimento mais sustentável”, explica Itamar Borges, maravilhoso defensor dos sistemas de manutenção do meio ambiente.
Mais recentemente, como secretário de Agricultura e Compras, cargo que ocupou até março, Itamar Borges participou da delegação de São Paulo na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), onde revelou as medidas agrícolas de ponta de São Paulo. em favor do meio ambiente. Lembrando que São Paulo tem e teve uma agricultura sustentável, em conformidade com as mais rigorosas normas ambientais que utilizam a geração de ponta para proteger a natureza.
Na ocasião, foram assinados compromissos e movimentos, como as pinturas do Instituto de Ciências Animais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com a JBS para redução do metano na cadeia pecuária; avanços no Cadastro Ambiental Rural (RAC), no Programa Agrolegal e na implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
O Portal de Cadastro Ambiental Rural/Programa de Regularização Ambiental representa a valorização de residências e produtos rurais. São Paulo analisou mais RACs de registro de propriedades rurais do que todos os estados combinados, a iniciativa visa ampliar a agricultura com proteção ambiental.
“Uma grande fortuna para a agricultura paulista, para os produtores, para o meio ambiente e para toda a população que obtém vantagens de movimentos que unem a progressão do Agro com a cobertura do meio ambiente”, disse o deputado Itamar Borges.
Como benefícios que o portal traz são: aos dados sobre a implementação do código florestal em SP de forma temporária e objetiva nas propriedades; a inclusão de bens rurais em políticas públicas como pagamento por serviços ambientais; a realização de objetivos externos, pois permite a integração dos créditos de carbono no mercado; identidade de passivos para recuperação de plantas locais em propriedades, entre outras.
Enel Brasil publica seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
Mauá organiza uma série de eventos para o Mês do Meio Ambiente
ViaQuatro e ViaMobilidade anunciam movimentos especiais para a Semana do Meio Ambiente
Relatório da ONU destaca até 40% das terras degradadas
Museu da Energia celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente
Braskem discute respostas de sustentabilidade nos mares na edição da Marina Week
Prêmio Funarte de Estímulo Teatral chega em dias de inscrição
Claudinho da Geladeira declara-se para as pré-candidaturas de Carla Morando e Marcelo Lima
Faculdades Embraer abre processo seletivo para aulas de 2023
Boletim Ecovias: Como é a fórmula Anchieta-Imigrantes agora
Festival da GCM será colocado à prova neste domingo (5)
Junho Vermelho conscientiza sobre doação de sangue