Profissionais de AL obtêm vantagens do Cartão Nacional de Artesão

Seu navegador não usa iframes.

O Cartão Nacional de Artesão, emitido em Alagoas por meio da Diretoria de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), traz diversos artesãos que mantêm suas inscrições atualizadas.

A emissão é realizada por meio do trabalho conjunto dos cadastros dos municípios, que colaboram para a regularização e progressão da atividade, além de permitir atender novos profissionais e fatorar a primeira cópia de sua carteira.

Para obter a licença, o artesão deve levar sua produção, além de uma prova da mão e um documento com foto. As inscrições para baixar a carteira também podem ser feitas online, através da programação pelo telefone (82) 98705-7998, via WhatsApp. O serviço é prestado através da Diretoria de Artesanato e no toque você deve enviar o nome completo, CPF, telefone e e-mail. A equipe técnica tocará o artesão e após a conclusão do procedimento a carteira será entregue. ele é enviado em PDF por e-mail e/ou WhatsApp.

Os benefícios garantidos por meio do programa são inúmeros: isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais de adoção; contribuição ao INSS com preço diferenciado do autônomo, além do censo e curadoria para o mapeamento e recepção da placa na fachada do estúdio com a identidade ‘Aqui tem Alagoas Hecho a Mano’.

O artesão também recebe um kit com a identidade visual do programa de marketing, conta com uma linha especial de créditos da Agência de Desenvolvimento de Alagoas (Desenvolve), participa da educação promovida pelo governo estadual e editais variados para feiras e feiras locais e nacionais. Eventos. . Com o portfólio nacional atualizado, o artesão também tem a oportunidade de participar de passeios de negócios e expedições mercantes, além de concorrer a títulos como Patrimônio Vivo do Estado e ter o Master National Craftsman Card.

“É um documento que reconhece a atividade do artesão. Essas visitas permitem, além do fator e renovação das licenças, um contato próximo com a produção. A equipe está lá para identificar novas habilidades e organizar e mapear essa produção”, explica Daniela Vasconcelos. , Head de Design e Artesanato da Sedetur.

Em Alagoas, mais de 19 mil artesãos estão cadastrados no Sistema Brasileiro de Informações cadastrais de Artesanato (Sicab). O Sicab é do Programa Brasileiro de Artesanato (PAB), iniciativa do governo federal que faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e que, em Alagoas, é coordenado por meio da Sedetur.

* Alerta editorial alagoano com revisões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *