Lugares como Las Vegas, Dubai e outras cidades atraem visitantes de todo o mundo para a exibição suave de edifícios e praças. A partir de agora, esse diferencial que fascina moradores e turistas também estará no Brasil. O Atmo Haus, localizado no litoral de Santa Catarina, será a primeira progressão residencial do país com uma fachada iluminada e interativa.
O painel de 28 andares que vai cobrir o visual da construção pode ser visto de qualquer lugar ao longo da orla do Balneário Perequê, um dos mais procurados no município de Porto Belo, a nova sensação do mercado imobiliário. A construção, introduzida através da Inspire Empreendimentos, deverá ser um encanto turístico na cidade, além de ser um local de referência por ser o único a ter essa tecnologia.
A mudança das luminárias também reflete um diferencial de ponta. Quem vai gerenciar a tela interativa é o Virtual Mordomo, o primeiro no Brasil. O assistente virtual ajustará os cenários de iluminação, bem como a manutenção das fachadas e chamará o gerente do condomínio, se necessário.
Além dos cenários pré-configurados e regulados através do Mordomo, outros podem ser ajustados através do gerente de construção em contato com a empresa que fornecerá o serviço de controle de fachada do Mordomo Virtual.
Será o Mordomo, por exemplo, quem modificará a configuração da fachada para interagir e surpreender a população. As luminárias serão substituídas de acordo com certas condições, como datas comemorativas e até mesmo para homenagear o aniversário dos cidadãos do prédio. .
O painel interativo funcionará 24 horas por dia, sem mais consumo de energia. Toda a iluminação da fachada será forçada através da força que ocorre na própria empresa graças à frenagem dos elevadores e painéis fotovoltaicos.
A fachada será composta por lâmpadas LED microprocessadas com uma eficiência máxima incrivelmente econômica. O painel consumirá menos energia do que uma máquina de ar condicionado, por exemplo. Como o próprio prédio produz energia, a iluminação vai gerar uma carga adicional para os habitantes.
A fachada, projetada pelo arquiteto Fabrício Pavesi, também favorece o conforto da doçura. Para deslumbrar ou perturbar apartamentos e edifícios vizinhos, as lâmpadas foram desenvolvidas exclusivamente para a empresa. direcionar o macio para a frente, tornando-o agradável aos olhos”, diz o arquiteto.
O Atmo Haus também segue os objetivos do Masterplan, plano de progressão que visa Balneário Perequê em um dos bairros da mais alta categoria, além de tornar Porto Belo um município vivo e ilustrado e um dos mais vanguardistas de Santa Catarina e do Brasil. Atmo nasceu incorporado à essência de uma aldeia projetada para ter uma sinergia entre os edifícios e a aldeia, um povo conectado com as pessoas.
Com todos esses diferenciais, e estando localizado em um dos mercados imobiliários mais difíceis do país, a Atmo Haus tem uma valorização superior à média da região. “Não existe essa referência em termos de arquitetura interativa e geração no Brasil, sendo um dos máximos avanços de moda e sustentáveis no país”, diz Marco Antônio Vendrametto, proprietário da Inspire Empreendimentos.
AtmoHaus
Localizada em Porto Belo, a 25 minutos de Balneário Camboriú, a construção combina o conceito de Smart Building mais inteligente do mundo. A 150 metros do mar, com domínio de 14. 000 m², com 940 m² de domínios recreativos não incomuns, com um clube de toda a casa e um telhado, a Atmo terá 28 andares, 61 apartamentos high-end, adicionando 3 suítes e 2 estacionamentos, todos com pré-instalação para carros elétricos.
A empresa será a primeira do país a ter um sistema operacional exclusivo, o Virtual Butler, que vai monitorar tudo o que acontece dentro da empresa, adicionando o LED e fachada interativa.
Com o projeto de ser muito mais do que um lugar para morar, a construção vai cuidar das pessoas. Haverá uma limpeza automática do elevador após cada uso, o que cria uma barreira biológica, oferecendo mais bem-estar e aptidão aos moradores. O tratamento de água é realizado inteiramente na empresa com ozônio, sendo adicionado na piscina, spa e caixas d’água, o que garante mais pureza e leveza à água.
A tarefa vai além. Por ser sustentável, economizando e preservando os recursos do herbário e cuidando do meio ambiente, o encomienda também gera economia para os inquilinos. Para isso, haverá coleta, saneamento e reaproveitamento de água da chuva e gotejamentos de máquinas de ar condicionado, geração de energia em branco com painéis fotovoltaicos, geração de energia com frenagem de elevadores, luminárias LED de microprocessadores ultraeficientes para espaços e fachadas não incomuns, entre outros. Tudo para garantir conforto, segurança, qualidade de vida, durabilidade e interatividade.