As oportunidades são apresentadas através do governo estadual. Foto: Divulgação
Residentes da Serra e de outros capixabas que tenham concluído o ensino médio em escola pública ou privada como bolsistas e que tenham passado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ou 2021 podem concorrer a uma das bolsas apresentadas pelo governo.
As oportunidades são apresentadas no programa Nossa Bolsa 2022/02, que abre inscrições nesta quarta-feira, 1º de junho.
A 2ª realização pública do Nossa Bolsa em 2022, apresentada por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Ministério da Educação Pública (Sedu), está disponível clicando aqui. São 1. 300 bolsas integrais para o capixaba se formar em um dos 20 estabelecimentos de ensino superior localizados nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do Estado.
No total, 40 características do curso são apresentadas à população. As opções são com cursos de Direito, Enfermagem, Administração, Fisioterapia, Psicologia, Sistemas de Dados, Farmácia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Engenharia Mecânica, Publicidade, entre outros.
As inscrições abrem às 9h . m de quarta-feira (1) e serão encerradas às 23h59. m. em 12 de junho e junho. Os interessados podem se inscrever no site www. fapes. es. gov. br/nossabolsa. consultor passo a passo sobre como fazer login no site. Para acessar o manual do candidato, clique aqui.
Quem pode participar do Nossa Bolsa 2022
O programa Nossa Bolsa concede bolsas de estudo para cursos de graduação apresentados por meio de estabelecimentos pessoais e é destinado a outros habitantes capixabas que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em escolas pessoais, como bolsistas integrais.
O programa integra o eixo do ensino superior do sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que visa articular e organizar políticas estaduais de ensino profissional, técnico e superior, privilegiando o ensino a distância, além de pesquisa, divulgação e inovação.
Para se candidatar, o candidato deve ter passado por uma das provas do Enem para os anos de 2020 e 2021 e ter uma fonte de renda coerente com o círculo de parentes capita até um salário mínimo.
O procedimento de variedade do Nosso Bolsa prioriza a admissão de outras pessoas que vivem em comunidades com alto ponto de vulnerabilidade social e que se declaram afrodescendentes no momento do registro. Portanto, o CEP (CEP) deve ser indicado para verificar se o candidato está em uma comunidade atendida por meio do programa Estado Presente em Defesa da Vida.
De acordo com o edital, somente cidadãos que atenderem a uma das seguintes situações poderão participar do Nosso Bolsa 2022/02: