Made in Minas Gerais retorna à Praça da Savassi com culinária de cada região do estado

Mostrar a diversidade e pluralidade do nosso estado, do nosso povo. E, acima de tudo, essa preferência pela “cultura”, por domar nossas essências e raízes, por reconverter a vida cotidiana na arte. Por isso, no dia 12 de junho, domingo, a partir das 11 horas, os eventos culturais do estado se acumularão no Made in Minas Gerais, um verdadeiro festival de Minas Gerais. O evento acontecerá na Praça da Savassi, Belo Horizonte, no cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, a partir das 11h. m. às 19h. A entrada é gratuita, mediante recebimento de ingressos no Sympla. O público também pode levar 1 kg de alimento não perecível. As doações irão para o programa Sesc Mesa Brasil.

“Belo Horizonte tem sido palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas eu sabia que nunca tinha participado de um evento que cobrisse todo o estado. E assim nasceu a inspiração do Made in Minas Gerais em 2019: da certeza de que as verdadeiras tradições mineiras merecem uma ocasião que valorize as raízes de seu povo”, diz Jordane Macedo, curadora gastronômica e autora da ocasião.

Em Made in Minas Gerais, o público, orientado pelos pontos cardeais, poderá “cultura” o que faz a particularidade do Estado, feita através daquelas que ampliam a cultura de cada região. No programa, chefs, música instrumental e marketing de produtos de Minas Gerais. “Uma oportunidade para Minas Gerais sem se mexer”, diz Jordane.

A edição de 2022 homenageará o cartunista Ziraldo, que completará 90 anos em 2022. Além disso, a ocasião contará com diversas atrações musicais, como a Ad Hoc Orquestra, dirigida por Guilherme Peluci; O instrumentista e compositor mineiro Thiago Delegado e o DJ Aída.

Do lado da gastronomia, o público poderá provar pratos que já ouviu falar. A ocasião contará com a participação de 10 salas de jantar. São eles: a sala de jantar Xapuri (chef Flávio Trombino); Maria das Tranças (Chefe Lulu – Maria de Lourdes); Restaurante Dona Lucinha (Chef Marcia Nunes); Leitão Luiz Ney (Chef Luiz Ney), da Pousada Villa Paolucci; Restaurante Ora (Chef Felipe de Oliveira); Padre Toledo (Chefe Fernanda Fonseca); Jardins Favoritos (Chef Fred Trindade); Okikuri (Chef David Dias), Empório 77 Bistrô (Chef Alex Bogas) e o espaço Chef Raiz, com a chef convidada Adriana Lourenço, de Pimenta, zona oeste de Minas.

O valor dos pratos varia entre R$ 24 e R$ 46. Após degustação das iguarias de cada região, o público participará da votação do prato mais produtivo da culinária mineira servido no Made in Minas Gerais em 2022.  O prato mais produtivo será ganhar o Troféu Dona Lucinha, em homenagem a uma das maiores referências da culinária mineira, que faleceu em 2019, aos 86 anos.

Para os amantes de cerveja, Krug Bier é o logotipo oficial da Made in Minas Gerais. Com uma fábrica no estado desde 1997, a empresa mantém sua cultura de excelência, vinda da Áustria do século XVIII. É essa dupla essência, austríaca e mineira, que traz tanta qualidade e receptividade do público aos produtos Krug Bier.

Da Fazenda Fangueiro a Alvinópolis (MG), o Zaro Café também é oferecido em Made in Minas Gerais. Produzindo cafés gourmet e especiais de alta qualidade, graças a uma tradição familiar de décadas, a Zaro comercializará produtos de marca e mostrará bebidas de café fabulosas.

O Prazer de Minas Cachaça é produzido e engarrafado na Fazenda Prazer de Minas, em Esmeraldas (MG), com capacidade instalada de 30 mil litros condizente com a colheita. O logotipo tem mais de 20 anos de cultura e qualidade garantida pelo fato de ser a Cachaça que representa o Instituto Estrada Real. Durante o evento, além de promover as doses e suas cachaças de destaque, o Prazer de Minas preparará bebidas de cachaça.

Yvy é uma palavra que vem do Tupi-Guarani e do “território”, “o chão em que caminhamos”. Portanto, o logotipo trará ao fato em Minas Gerais as bebidas “Destila ou Brasil” e “Redescobrir ou Brasil”, reafirmando seu compromisso com a discussão com ingredientes caros à nossa cultura.

A programação completa da ocasião está disponível na página online www. madeinminasgerais. com. br ou no perfil @madeinminasgerais, no Facebook e Instagram. Animais de estimação também são bem-vindos, já que a ocasião é pet friendly.

O Made in Minas Gerais é uma conquista da Culturar Produções, Gasmig e ministério do Turismo, através da legislação de incentivo à cultura, com a coordenação da APPA, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o programa “BH é da Gente”, do Projeto Chef Raiz e Krug Bier. Também se beneficia da oferta cultural e educativa do Sesc, Senac, Sebrae e do Instituto Ziraldo, institucionais da Frente da Gastronomia Mineira – FGM, o social do Instituto Unipontas e do Ampapeb. Executivo produzido através da Arreda Produções; gestão cultural, através da Pomar Cultural; e Comunicação, através da Entz e Imprensa Pessoal.

GASTRONOMIA

Chef Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri, em Belo Horizonte

Prato: “Calabaza Cabot”

Tradicional em Belo Horizonte, a premiada sala de jantar Xapuri oferece relatórios gastronômicos no estilo mineiro. Longe do centro, a sala de jantar é um refúgio de paz para a mente, com propostas de pratos originais e saborosos, servidos à la carte dos anjos. Com a cultura da culinária regional em seu DNA, o chef Flávio Trombino passou a escrever sua história com base no que aprendeu em casa, com sua mãe, D. Neusa. Para o evento, o chef fornecerá o sanduíche “Vira-los angelesta metido a besta”, que inclui baguete francesa, linguiça Xapuri, cebola roxa caramelizada com vinagre de jabuticaba e piloncillo, guindastes anjo e mostarda.

Chef Lulu (Maria de Lourdes), passando por Maria das Tranças, em Belo Horizonte

Prato: “Molho de frango marrom”

A chef Maria de Lourdes, carinhosamente conhecida como Lulu, está no restaurante Maria das Tranças e servirá o excelente “Frango com Molho Marrom”. A sala de jantar conquista os consumidores pelo prato, que é seu carro-chefe. A receita já na 3ª geração da família, manteve seu sabor incomparável por quase 70 anos.

Chef Márcia Nunes, do Restaurante Dona Lucinha, em Belo Horizonte

Prato: “Doce Jequitinhonha”

A sala de jantar Dona Lucinha entrega as receitas que compõem nossa maior tradição amada, elaborada de tal forma que o prato é uma pintura de arte em si. Estes são os sabores de nossas vidas cotidianas, os cheiros de nossa infância, de alguma forma eu nunca vi. A chef Márcia Nunes é filha de Dona Lucinha e ultimamente ela está na sala de jantar com o nome da mãe. Marcinha, que também é historiadora e maravilhosa pesquisadora da culinária mineira e da cultura popular do Serro, apresenta, no evento, “Doce Jequitinhonha”, que remete à “doçura de um lugar”.

Chef Luiz Ney, dos anjos Pousada Villos angeles Paolucci, em Tiradentes

Prato: “Leitão à pururuca”

O chef Luiz Ney, da pousada Villa Paolucci, em Tiradentes, traz seu famoso “Leitão à pururuca” para fazer em Minas Gerais. Médico e chefe de educação e vocação, Luiz Ney aprendeu as estratégias do clássico porco do pai e do avô. . Depois de uma semana marinando em um agregado de ervas, vinho, cachaça e outros temperos, o porco amamentando é lentamente assado em 7 horas. O renascimento da receita veio quando o chef inventou o “crocante”. O dispositivo funciona como um assado manual e permite que a estratégia seja realizada perfeitamente, mantendo a carne vermelha suculenta por dentro e crocante por fora. Ainda em junho, o clássico Leitão en Pururuca de Luiz Ney será servido em um novo espaço, com a inauguração da nova sala de jantar Rua Direita, 224, na cidade de Tiradentes (MG).

Chef Felipe Oliveira, da sala de jantar Ora, em Tiradentes e Divinópolis

Prato: “Cupim assado com musselina baroa”

O chef Felipe Oliveira, 34 anos, nascido em São João Del Rei (MG), formou no Senac Grogotó, em 2008, e ultimamente administra seu recém-inaugurado restaurante em Tiradentes (MG), restaurante Ora. Durante boa parte de sua carreira em Belo Horizonte, Felipe trabalhou em lugares maravilhosos para comer na capital mineira e concorreu à revista Encontro como Chef Révélation em 2013. Em Made in Minas Gerais, ele apresenta o prato “Cupim assado com chiffon de bara”.

Chef Fernanda Fonseca, do restaurante Padre Toledo, tiradentes

Prato: “Risoto de frango com ora-pro-nóbis”

É a valorização dos ingredientes e a preferência por proporcionar os aromas e sabores que animam a sala de jantar do Padre Toledo e da chef Fernanda Fonseca. Um círculo de tradição familiar. Atualmente, em combinação com seus irmãos, ele é a 3ª geração responsável pela sala de jantar, que tem mais de 50 anos de história em Tiradentes. Essas raízes mineiras aparecem em todos os pratos da sala de jantar, especialmente no “risoto de frango com ora-pro-nóbis”, que será servido no Made in Minas Gerais.

Chef Alex Bogas, bar e bistrô Empório 77, em Itabirito

Prato: “Cerebro de bruaca”

De Itabirito, no centro de Minas Gerais, está o Empório 77 – Bar e Bistrô. Essa conexão com nossas raízes, com nosso estado, é visual em cada um dos pratos, pois é feita com determinação e prazer nessa cozinha clássica e artesanal única que pode oferecer. No Made in Minas Gerais, o Empório 77 apresenta o “Miolo de Bruaca”, que é um feijão tropeiro.

Chef David Dias, de Orikuri, Montes Claros

Prato: “Yuca Sol Carne com manteiga engarrafada”

O chef David Dias apresenta a cozinha do Norte de Minas. Sua carne seca ao sol com mandioca na manteiga engarrafada é feita com ingredientes especialmente decididos.

Chef Fred Trindade, do Favoritto Jardins, de Montes Claros

Prato: “Favoritto Burguer”

Com uma carreira de mais de 20 anos, o chef Fred Trindade trabalhou no D. O. M alex Atala; d’Olympe, através de Claude Troisgros; e através da Maison Troigros, na França, propriedade do chef Pierre Troisgros. Em 2013, ele mais uma vez ofereceu a culinária mineira no Madrid Fusión, um importante congresso gastronômico. Fred está disposto a adicionar, em seus pratos, os ingredientes locais mais produtivos, que fazem parte da essência da culinária mineira. Em Minas Gerais, oferecerá o Favoritto Burguer: pão brioche de manteiga engarrafada, uma mistura especial de hambúrguer de carne grelhada “salada”, queijo requeijão do Norte, com ketchup de tamarindo.

Espaço Chef Raiz, com a participação de Adriana Lourenço

O domínio do Chef Raíz é uma das novidades desta edição. Este documento destaca alimentos radiculares, de fato feitos de acordo com as tradições de Minas Gerais. O chef raiz é aquele que tem a sabedoria do terroir e do trabalho, perpetuando nossas tradições e nossa cozinha regional. Nesta edição, a convidada do domínio é a cozinheira Adriana Lourenço, que vai preparar a “Rapa da panela” – carne de porco enlatada desgastada no arroz. Adriana nasceu e mora em Pimenta (MG), onde aprendeu com seu círculo de parentes a semear, colher, cuidar dos animais e juntos eles cozinham, transformar insumos em ingredientes que trazem para a mesa em seu cotidiano.

DISCURSO

O Made in Minas Gerais contará com conferências, que serão realizadas no Espaço Culturar (que será na quadra da Avenida Getúlio Vargas), todos com entrada gratuita.

Das 11h15 às 12h.

Chef Guilherme Melo, Chef Executivo do Restaurante Nuúu, no Novotel BH Savassi – Contemporâneo de Minas Gerais e dever social dos restaurantes

Guilherme Melo abre o ciclo de palestrantes feito em Minas Gerais com o tema “Contemporaneidade na culinária mineira e o dever social dos lugares para comer”. A partir de março de 2021, é Chef Executivo do Restaurante Nuúu, dentro do Novotel BH Savassi, onde desenvolve o conceito de restaurante e hotel focado na cozinha fresca de Minas Gerais. Consultor de restaurantes e cozinhas de todo o mundo para aulas pessoais, Guilherme Melo, chef proprietário da Hermengarda há 10 anos, acumulando diversos prêmios como a mais variada cozinha produtiva de BH, fresca mais produtiva, revelação chef e chef do ano, através das revistas Quatro Rodas, Veja, Gula e Reunião. Em 2013, foi um dos representantes de Minas Gerais na Madrid Fusion, com uma convenção sobre a culinária mineira, além de preparar jantares no Hotel Ritz, em Madri. O sabor inesperado de cada um de seus pratos é conquistado através da discussão que se estabelece entre a criatividade da culinária da moda e a completa diversidade de sabores deixados pela cozinha clássica mineira.

12:15 às 13:00

Rodrigo Rezende – Sommelier de Água

Rodrigo Rezende, primeiro sommelier de água do Brasil, formado pela Academia de Águas Finas, também será um dos palestrantes do evento, para quebrar o paradigma de que “a água é a mesma”. Apesar de ser especialista em vinhos e outras bebidas, como a cachaça, Rodrigo tem o compromisso de difundir a cultura de degustação e degustação de água mineral, e valorizará história, conceitos e águas minerais, entre outras curiosidades.

13:15 às 14:00

Chef Marina Paixão – Oficina de Pipoca Gourmet para Crianças

A palestrante Marina Paixão é chef, formada em gastronomia pelo Senac, e atua como professora na mesma instituição.

Fabricada em Minas Gerais, Marina ensinará os jovens a fazer pipoca gourmet.

14:15 às 15:00

Vani Pedrosa – Festivais Regionais: Sustentabilidade e Minas Gerais

Vani Pedrosa é especialista em educação no Senac de Minas. Com mais de 20 anos de experiência em gastronomia para eventos, atuando há mais de 10 anos no estudo e utilizando a gastronomia como desenvolvimento econômico regional e turístico em Minas Gerais, é palestrante focado em questões que enfrentam a gastronomia e o turismo globais como forma de progresso regional, social e humano.

ANOS ZIRALDO É FEITO EM MINAS GERAIS

A edição de 2022 do Made in Minas Gerais homenageará o cartunista Ziraldo, de Caratinga, que completará 90 anos em outubro deste ano. Ziraldo nasce um artista curioso – autodidata – comunicador ávido por informação, maravilhoso observador de fraquezas humanas e maravilha. Pioneiro do design brasileiro, revolucionário na literatura infantil, ativamente engajado em questões sociais e políticas, intuitiva e artisticamente denúncia de costumes.

Na área de eventos do Instituto Ziraldo, serão exibidos 20 painéis, que contam um pouco sobre essa trajetória. Outra novidade, que marca uma das alianças entre a Made in Minas Gerais e o Instituto Ziraldo, é a distribuição solta, o evento, da revista Il était une fois, que destaca momentos vitais na vida do artista, esse cidadão do mundo mineiro.

A identidade visual da área “Ziraldo Maluquinho” vem de um desenho feito por Alex Costa García, aos 8 anos, para um projeto escolar.

ÁREA INFANTIL

Made in Minas Gerais contará com Espaço Kids e narração de Alessandra Nogueira. Formada em Letras pela PUC Minas, sua afeição pelo “era uma vez” global vem de longe. Ouvindo os contos das avós, ela ficou encantada com as histórias, e desde então seu projeto tem sido contar essas e outras histórias para as pessoas.

ATRAÇÕES MUSICAIS

Projetada e dirigida por Guilherme Peluci, a Ad Hoc Orquestra é uma comissão baseada em técnicas de improvisação coletiva, usada para criar música em tempo real e anunciar o encontro entre artistas de múltiplas origens. Neste postulado, Ad Hoc já combinou mais de 400 músicos de outros países em suas sessões de pesquisa, descoberta e criação de música espontânea. Durante as sessões quase nada é predeterminado, valorizando a criação do momento e o encontro. Formando equipes exclusivas em cada sessão, Guilherme usa outras técnicas de improvisação, feitas para criar uma tela em tempo real.

Referência no violão de sete cordas, o músico e compositor mineiro Thiago Delegado se destaca por sua performance, que mistura um som com uma composição complicada. Em seu repertório, composições gravadas em 4 discos: Sambetes Vol. 1 (2018), Viamundo (2015), Thiago Delegado Trio: Ao vivo no Museu de Arte da Pampulha (2012) e Serra do Curral (2010). Revelando uma profunda intimidade com sua ferramenta e com uma linguagem musical sem fronteiras, Delegado se aventura em outros gêneros musicais: choro, samba, bossa nova e jazz. No palco, o artista explora todas as possibilidades de suas sete cordas, se reconecta com temas antigos e apresenta suas próprias composições. O resultado é um som moderno, animado, virtuoso e inesperado. Uma das características mais marcantes das pinturas do toolalista é sua capacidade de atrair o público, de disponibilizar música toolal a todos, através de interpretações calorosas.

DJ Aida também vai incentivar aqueles que participarão do evento. Apaixonada por rock, soul, jazz e pop, a criadora cultural e DJ percorre os outros estilos de seu repertório, explorando a pluralidade de ritmos e sotaques da música inteligente de todos os tempos e lugares.

INSTITUTO UNIPONTAS

O Made in Minas Gerais 2022 conta com o apoio do Instituto Unipontas, organização social criada para desenhar projetos em outras áreas, unindo outras pessoas e conceitos que geram transformação social e empresarial.

No evento, já podemos ver um carrinho de cozinheiros, que venderão biscoitos, a “pipoca do mineiro”. A iniciativa permite a participação de outras pessoas que não puderam comprar dispositivos para iniciar um negócio.

CONSCIENTIZAÇÃO NO ESPAÇO BORBOLETA

O Made in Minas Gerais terá uma área comprometida com a conscientização sobre a epidermólise bolhosa, doença genética caracterizada por um defeito no tecido conjuntivo, que causa grande fragilidade da pele. Em uma comparação entre a fragilidade da pele e a sensibilidade das asas das borboletas, os jovens com a doença são carinhosamente chamados de borboletas. Nesta edição, o tema será “Das minhas cicatrizes nasceram asas”.

As famílias também receberão uma cartilha com fatos sobre a doença e táticas para ajudar a causa. Camisetas com palavras de conscientização sobre a doença e outros temas também serão vendidas no local. A área conta com a Associação de Familiares, Amigos e Pacientes de Minas Gerais. com Epidermólise Bolhosa – Ampapeb.

SERVIÇO

Fabricado em Minas Gerais

Data: 12 de junho de 2022 (domingo)

Horário: a partir das 11h

Local: Praça da Savassi/Belo Horizonte – MG (no cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas)

ENTRADA GRATUITA, mediante recebimento de ingressos através do Sympla: https://www. sympla. com. br/evento/made-in-minas-gerais-2022/1587867

O público também pode contribuir para a entrega de 1 kg de alimento não perecível. As doações irão para o programa Sesc Mesa Brasil.

Fonte: feita em Minas Gerais.

Receba relatórios em primeira mão do portal G37 nosso grupo de WhatsApp: https://chat. whatsapp. com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *