01 de Junho de 2022
O número de mortes por chuva em Pernambuco subiu para 106, segundo relatório divulgado na tarde de terça-feira (31) pelo governo estadual. Um total de dez outras pessoas ainda estão desaparecidas em todo o estado.
Na tarde de terça-feira, foram encontrados os corpos de seis vítimas do desabamento – três na Vila dos Milagres, no Recife, e outros três no Jardim Monteverde, entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, onde as buscas terminam assim que todos os desaparecidos forem encontrados. de acordo com os bombeiros.
Os seis corpos encontrados na terça-feira foram encontrados com cães de guarda.
As buscas por restos mortais enterrados continuam na Vila dos Milagres, Recife, Curado IV, Jaboatão e Areeiro, Camaragibe. Em Jameso Centro e Paratibe, na Paulista, outras duas pessoas estão sendo procuradas, provavelmente arrastadas pelas enchentes.
O número total de desabrigados é de 6. 198, segundo o relatório. Várias campanhas de doação foram abertas para ajudar as famílias afetadas.
Sobe para 24 o número de municípios pernambucanos que já declararam emergência: Recife Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro e Passira.
O Estado também declarou estado de emergência.
Na terça-feira choveu novamente na região metropolitana do Recife e componente do interior. Nas primeiras horas do dia, as chuvas foram moderadas, com os maiores volumes em Goiana (65 mm), Cabo de Santo Agostinho (63 mm), Paulista (35 mm) e Recife (30 mm).
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê a continuação das chuvas imediatas do dia, com volumes moderados, seja na região metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte. Na Mata Sul, Agreste e Sertão, as chuvas serão isoladas, com pouco acúmulo. A mesma previsão é válida para amanhã, segundo a Apac.
A Defesa Civil manteve o alerta para deslizamentos de terra, devido ao estado do solo, que está alagado nas áreas afetadas.
Bombeiros enviados pelo governo da Paraíba e profissionais especializados em controle de deslizamentos de terra em Minas Gerais também estão fortalecendo as forças operacionais. Uma equipe da Defesa Civil do Rio de Janeiro está no Recife para o serviço.
Com o acúmulo de chuva registrado nas últimas 24 horas, dois novos alertas hidrológicos foram emitidos entre a madrugada e o início da manhã para o Rio Siriji, em Vicência, e Capibaribe Mirim, em Timbaúba, na Zona da Mata.
BR e 232 e várias rodovias nacionais têm problemas com enchentes ou deslizamentos de terra.
Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro sofreram erros de ervas que mataram mais de 400 pessoas nos últimos seis meses.
Na manhã de segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Grande Recife e sobrevoou os espaços afetados pelas chuvas. Ele culpou o governador Paulo Câmara (PSB) por não ter sido abordado para falar sobre movimentos diante do desastre.
Mais cedo, o governo estadual informou que o líder executivo de Pernambuco não ganhou uma ligação de Bolsonaro relacionada às chuvas.
JOSÉ MATHEUS SANTOSRECIFE, PE (FOLHAPRESS)
ver mais
Participe do Programa Educador
Por favor, dê os créditos e link apropriados para o conteúdo do nosso portal que você copiar. Obrigado!
Publicado pela primeira vez na eLimeira » Sobe para 106 o número de mortes por chuvas em PE.
Estudo/Auditor: (19) 2113-5020
Comercial: (19) 2113-5001
Administrativo: (19) 2113-5000
| eLimeira 2022 © Desenvolvido através da Creative Hut.