Prefeitura cria nova unidade de conservação na Zona Oeste do Rio

Publicado

dentro

Par

Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DO) desta quarta-feira (1), o prefeito Eduardo Paes criou a Zona de Proteção Ambiental (APA) das Serras de Inhoaíba, Cantagalo e Santa Eugênia, na zona oeste do Rio. Segundo o chefe do Executivo municipal, a nova unidade de conservação possui 2. 228 hectares e um perímetro de 41,45 quilômetros, abrangendo sete bairros.

A região abriga projetos históricos de reflorestamento do município: nos últimos 25 anos, foram investidos 57 milhões de reais em plantações. A unidade também protege o Aquífero de Guaratiba, uma das maiores reservas de água da cidade. Prédios históricos fazem parte do território, como o reservatório Vitor Konder, construído em 1927, classificado em todo o estado.

A fauna, a flora e os recursos hídricos da região começaram a ser estudados através do serviço ambiental municipal em 2011. Os animais ameaçados de extinção são o tamandua tetradactyla e o tucano de bico preto (Ramphastos vitellinus).

“A criação da APA para as Serras de Inhoaíba, Canta galo e Santa Eugênia responde às situações exigentes de venda do uso racional da terra, manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica e recuperação dos recursos do herbário de forma sustentável. Essa nova unidade de conservação reafirma o compromisso do Corredor Municipal na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento urbano sustentável”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Lucas Padilha.

Sem atividades degradantes

A APA permite estruturas que adotam parâmetros de construção sustentáveis. A nova unidade está diretamente conectada à zona tampão do Parque Nacional da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo. O decreto proíbe “qualquer atividade que seja degradante, potencialmente degradante ou tenha efeito sobre o meio ambiente”.

Os regulamentos gerais da APA e seu zoneamento serão discutidos no plano de controle que deve ser publicado no prazo de 360 dias. O documento contará com a participação da sociedade civil.

Prefeitura do Rio aprova lei que chama coaching de Libras no Currículo

Rio prevê pagamento do 13º salário aos trabalhadores da prefeitura

Corredor da cidade enviará 3,8 toneladas de insumos para a população do Recife

APA das Serras de Inhoaíba, Cantagalo e Santa Eugênia protege um domínio com aquífero e abrange sete bairros

Essa iniciativa é um componente do combate à emissora, além da Rádio MEC, que pode ser desativada através da Empresa Brasil. . .

A cruzada se espalha nas redes sociais e com panfletos nos pontos turísticos da cidade, além de uma petição. . .

© TUPI S/A. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *