um pouco de nebulosidade
Uberlândia – MG
No semiárido mineiro, muitas famílias ainda lutam para acessar água de qualidade para consumo. O Programa Água Doce (PAD), uma aliança entre os governos federal e estadual, pretende viver mais 28 mil pessoas em 69 comunidades de 26 municípios da região até o final de 2022, com a recuperação de poços e a estrutura de pontos de água. Plantas dessalinização, tornando o líquido compatível para o consumo humano. As primeiras obras já estão concluídas e merecem ser inauguradas em breve nas comunidades. da Vila do Cristino e Ingazeira, em Mato Verde, norte de Minas, pela compatibilidade de benefícios de 140 famílias.
Cerca de 70% dos poços no semiárido brasileiro envolvem água salgada ou salgada, e a água subterrânea é a única fonte disponível para muitas comunidades. O programa Água Doce (PAD) tem como objetivo fazer uso sustentável dessas águas, integrando técnicas, ambiental e social na implantação e controle de sistemas de dessalinização. A ação do governo federal é coordenada por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil. Em Minas Gerais, o programa é conduzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Société d’assistancestrategy et de vulgarisation rurale de l’État du Minas Gerais (Emater-MG), a Coordenação de Cobertura Civil dos Anjos do Instituto de Gestão hídrica de Minas Gerais (IGAM), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), municípios e comunidades beneficiárias.
Dessalinização
A estação de tratamento de água utiliza o processo de osmose reversa, no qual se semi-consistente com membranas permeáveis, que servem como filtro, extraem da água salgada ou salina a quantidade de sais inadequados para o consumo humano, gerando dois efluentes, aquele consistente com carne (água dessalinizada) e o concentrado. Cada fórmula pode produzir até 14. 400 litros de água dessalinizada por dia.
“Hoje, as tecnologias de filtragem mais produtivas do mundo são utilizadas no programa. A osmose reversa é muito eficaz em impurezas, vírus, bactérias e sais de água. Essa geração trará água de maior qualidade e aptidão para a população da semirreia do Árido de Minas Gerais”, disse o coordenador do pad em Minas e capitão da polícia militar, José Ocimar de Andrade Junior. Segundo o capitão, a seleção das comunidades a serem atendidas pelo PAD no estado levou em consideração aspectos como baixos graus de IDH e chuvas, sendo uma taxa de mortalidade infantil preocupada e com pouca ou nenhuma opção de acesso à água potável.
Mobilização social
Além dos quadros, outro passo vital do programa é a mobilização social das comunidades atendidas, quadros que foram coordenados através da Emater-MG. Nos dias 11 e 12 de maio, foram realizadas duas reuniões nas comunidades de Ingazeira e Cristino 1, em Mato Verde, para discutir o tema.
“Organizamos encontros de mobilização social e sustentabilidade ambiental nas comunidades para fornecer o que é a estação de tratamento de água e sua capacidade de produção, como a rede pode utilizar essa água, entre informações, além de definir um órgão de controle com os membros da rede. “diz a Coordenadora Estadual de Saneamento Ambiental da Emater-MG, Jane Terezinha Leal.
Nessas reuniões em Mato Verde, outras cinco pessoas foram nomeadas para formar o órgão de controle e três voluntários para serem culpados pelo funcionamento da fórmula de dessalinização. a rede. A fórmula de dessalinização pertence à rede e será controlada por eles e por eles, com todo o Governo de Minas Gerais, através de agências como a Emater”, disse Jane.
O programa
Para implementar o programa no estado, o governo de Minas assinou um convênio com a União. Em agosto de 2020, a Semad formalizou a contratação de diagnósticos socioambientais nas comunidades mineiras para aplicar a metodologia PAD.
Na etapa de agora, apenas concluída, os chamados testes foram realizados em poços de tubos nas comunidades beneficiárias. Nesse processo, foi realizado um estudo físico-químico e bacteriológico da água do poço, que chega à avaliação de mais de 50 ingredientes contidos na água. A última fase do pedido é o monitoramento e manutenção das estações, com visitas técnicas periódicas às comunidades.
Min. Max. 29