A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) e o Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) especificam que a pintura da pesca é proibida em Mato Grosso e o Estado aguarda as regulamentações do governo federal.
O tema, que entrou no cronograma após a Portaria nº 148/2022 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi tema da assembleia do Conselho Estadual de Pesta realizada nesta quinta-feira (23. 06).
“A portaria não proíbe a pesca de Pintado, mas afirma que o peixe terá que ser usado de forma sustentável. Isso terá uma regulamentação federal que esclarece as regras e procedimentos para o uso desta espécie e outras que acabaram de ser adicionadas a ela. lista de animais em risco de extinção”, diz o secretário interino da Sema-MT e presidente da Cepesca, Alex Marega.
Em 7 de junho, o MMA emitiu a portaria juntamente com a “Lista Nacional Oficial de Espécies de Vida Selvagem Ameaçada”, que inclui o “Pseudoplatystoma corruscans”, que é popularmente referido como surubim ou pintado.
A Portaria também alterou o Anexo da Publicação nº. 445/2014 com a inclusão de peixes e invertebrados aquáticos que entraram na lista de animais em perigo de extinção, mas a maioria das regras estabelecidas na Portaria anterior permanece válida.
Segundo Marega, o pato avermelhado passa a ser classificado como espécie (VU) e, de acordo com o artigo 3º da Portaria 445/2014, seu uso sustentável pode ser legal, desde que seja regulamentado e legal através dos órgãos federais competentes e atenda pelo menos aos critérios especificados no documento.
A nova portaria entra em vigor em 6 de setembro, modificada através do Diário Oficial da União de 13 de junho. Até o momento, a Sema consultará o Ministério do Meio Ambiente sobre a regulamentação do uso sustentável de espécies classificadas como vulneráveis.
A Sema também solicitou à coordenação de recursos da pesca e da fauna da agência um parecer técnico sobre a nova portaria, verificando quais espécies foram adicionadas à lista para encontrar outros animais vitais para a fauna mato-grossense. Uma investigação também perguntou sobre as medidas de controle a serem implementadas até a regulamentação através do MMA.
Inscreva-se no MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).