Prefeitura do Rio lidera série de movimentos em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGTQIA

Os eventos começam nesta semana e continuam em julho com atividades, feiras, exposições e campanhas de combate ao preconceito.

Publicado

em

Por

Na próxima quarta-feira (28), data em que comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA, a Prefeitura do Rio realizará diversos movimentos para divulgar o orgulho e combater o preconceito. A data marca a “Rebelião de Stonewall”: uma série de manifestações através de membros da rede LGBT ao Departamento de Polícia de Nova York, que tomou posse em 28 de junho de 1969 e será realizada através de outras Secretarias que expandem movimentos expressos no assunto.

Inúmeros movimentos já começam a tomar posições nesta semana e continuarão até meados de julho. Debates, campanhas de conscientização sobre o combate aos preconceitos, partidos, feiras e movimentos de promoção do empreendedorismo, bem como uma noite especial no município farão parte dos movimentos promovidos pela Câmara Municipal.

O Ministério do Interior e Integridade Pública, por meio das Coordenações Especiais de Diversidade Sexual, Saúde, Cultura, Finanças, Riotur e Procuradoria Geral do Município são algumas das instâncias especialmente comprometidas com o tema.

Confira o cronograma:

Secretário de Governo e Integridade Pública

A Coordenação Especial de Diversidade Sexual, membro do Ministério do Interior e Integridade Pública, vem desenvolvendo uma série de movimentos desde o início do mês. No início de junho, o CEDS anunciou o Programa Diversidade Qualificada, uma parceria com o SENAC para cursos para a população trans. Nos dias que antecederam a data, o coordenador Carlos Tuffveson estará dando entrevistas, ocasiões e fará uma dissertação sobre o tema nesta quinta-feira (23), na OAB-RJ, participando do painel “Discussão fundamental para enfrentar a LGBTIfobia” que acontecerá no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB-RJ.

Na terça-feira (28), o CEDS estará presente no TriboQ, festival que acontece na Praça Mauá, oferecido pela Prefeitura por cinco dias e com temática LGBTQIA. O CEDS terá uma posição na ocasião em que a cruzada apresentada no dia anterior continuará, com a da equipe de atribuição garupa. A equipe se inscreverá na população LGBTQIA que deseja cuidados físicos críticos e hospitalidade. Também serão distribuídas cortinas informais sobre a procissão da IST e PEP e PEP. Além disso, todo o estande terá as instalações já fornecidas pelo CEDS, como assistência jurídica e mental.

Nesta quinta-feira (30), o CEDS lança a cruzada do orgulho LGBTQIA na tela de Madureira. A cruzada consistirá na distribuição de panfletos no PREP, nos movimentos desenvolvidos através do CEDS e nas instalações que a Prefeitura faz para essa população.

Em julho, a ECSR também organiza outras ocasiões nas Lonas Culturais Realengo e no Circo Voador para a campanha do orgulho LGBTQIA.

Carlos Tufvesson, Coordenador de Diversidade Sexual, disse: “28 de junho marca a primeira vez que a rede LGBTQIA luta por seus direitos civis. Se tivermos os mesmos deveres, também teremos que ter os mesmos direitos. A importância de celebrar essa data é que ela provoca discussão de várias facetas que ocorrem na verdade da rede. Como, por exemplo, os 36% que se acumulam em crimes de ódio, o fato de o Brasil ser o país no mundo que mais mata o maior número de pessoas trans, travestis e homossexuais, bem como o acúmulo neste ano de ataques contra mulheres trans: o número dobrou este ano. Estamos testemunhando uma escalada de ódio e essas datas são vitais para trazer aliados para esta causa. Afinal, ninguém quer ser LGBT para combater a fobia LGBTQIA.

Secretaria Municipal de Saúde

O serviço municipal de fitness também realiza diversos movimentos do Mês do Orgulho. Neste domingo (26), haverá um Ciclo de Debates sobre o cuidado integral da população LGBTQIA na Atenção Primária à Saúde com a Secretaria de Promoção da Saúde, no Clube de Engenharia, no Centro

E nesta terça-feira (28), a missão Arco-Íris está realizando movimentos de conscientização sobre o tema na clínica da família Anthidio Dias da Silveira, no Jacarezinho. A missão é uma iniciativa da unidade por meio do Programa de Residência em Medicina da Família e comunidade da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo da iniciativa é ser a porta de entrada para acolher e oferecer um cuidado integral à população LGBTIA do Rio de Janeiro, executando um círculo competente de familiares e médicos da rede para a realização de uma técnica abrangente que rompe com a violência e preconceitos, além de garantir o acesso desse público às instalações de ginástica.

Manifestante

Para celebrar a diversidade e a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA, a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur e da Secretaria Municipal de Cultura, realiza o “Rio em Cores”, ação que inclui duas ocasiões em junho, nos bairros do Rio de Janeiro, Ilha do Governador e Lapa. Combinando recreação e serviços, eles buscam oferecer diversão e aprendizado.

Na Ilha do Governador, a Feira das Cores reunirá neste sábado (25), a partir das 14h, na área de Areninha Carioca Renato Russo, artesanato, comida, bazar e tatuagens com a participação de 20 vendedores da rede LGBTQIA. A programação artística ocupa o palco de Areninha: cinco drag queens se apresentam, além de Fenty Hanna, Lola Swan e Wiggy Nova. As rodas de conversa com a Comissão de Diversidade e Gênero da OAB da Ilha do Governador e entre os membros da rede falarão sobre situações e conquistas exigentes nas regiões de saúde, escolaridade e direitos.

A Feira Cultural Amo Diversidade acontece no dia 07/10, na Rua do Resende, lapa. Assim como na Feira das Cores, além da música ao vivo, profissionais de marketing de outras áreas participarão.

Símbolo LGBTQIA, o arco-íris caracterizará os Arcos da Lapa, graças à iluminação a laser, o que garante maior impacto e maior qualidade de exibição. A iluminação acontece nas noites de 24/06 a 28/06, de sexta a terça-feira, sendo este último o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA, das 18h às 6h.

Com eventos que iluminam a comunidade LGBTQIA, a Riotur reforça o fato de que o Rio está aberto à diversidade e comprometido com o combate a preconceitos como orientação sexual e identidade de gênero. “Por meio da ação Rio em Cores, a prefeitura do Rio está dando um passo para reconhecer, afirmar, reafirmar e valorizar a diversidade, posicionando-se como um povo aberto a todos”, disse Bruno Mattos, presidente da Riotur.

Secretaria Municipal de Cultura

Na sexta-feira, 24 de junho, das 13h às 17h, a Secretaria Municipal de Cultura organiza um evento no MAR com debates sobre “Cultura queer nos espaços de arte e cultura” e oficinas. Além disso, de quinta a domingo, também das 13h às 17h, a Biblioteca MAR promove um ponto de leitura com um objetivo interativo voltado à literatura com temas como acessibilidade e LGBTIA.

Neste sábado (25), a Secretaria também está promovendo, na Arena Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador, a “Feira das Cores”, em parceria com a RioTur. No Museu de Arte do Rio, em junho, o telhado do prédio será iluminado com as cores da bandeira LGBTQIA. A ação é uma parceria com a Câmara LGBT e faz parte do projeto Circuito Rio de Cores.

Secretário Municipal de Finanças

Mais de 30 servidores públicos que pintam para os contribuintes da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento participaram nesta quarta-feira (6/8) de uma conferência sobre diversidade, focada na legislação atual e práticas que constituem respeito e empatia para a população. O tema foi abordado por Daniela Murta, da Coordenação Especial de Diversidade Sexual (CEBDS), da Secretaria municipal de Governo e Integridade Pública.

A educação teve como objetivo qualificar o serviço prestado por meio do servidor, no que diz respeito à diversidade: “Queremos perceber que a diversidade nos considera todos e, portanto, é reconsiderar nossos processos”, disse.

Procuradoria Geral do Município

No dia da Festa de Aniversário do Orgulho Gay (28/6), a Promotoria do Município do Rio organiza uma convenção sobre os direitos da população LGBTQUIA. A assembleia intitulada “Igualdade e Proteção dos Direitos dos Cidadãos LGBTQIA do Rio de Janeiro” reunirá procuradores municipais e representantes da Coordenação de Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro.

“Este é o ano em que organizamos uma ocasião voltada para esse tema. Respeitamos a diversidade e percebemos que o debate sobre os direitos LGBT vai além da data, da efeméride e, antes de tudo, é uma questão de direitos humanos”, disse o procurador-geral Daniel. Bucar, que é um dos mediadores da ocasião.

Para se comunicar sobre o caso, o advogado e diretor do Centro de Estudos da PGM, Rafael Oliveira, convidou o coordenador executivo de diversidade sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Alberto Tufvesson. , sobretudo, trazer à tona aqueles que existem, destinados a cobrir minorias. E essas não são normas de favoritismo, porque a rede LGBTQIA luta por direitos equivalentes, e direitos equivalentes só vêm com a oportunidade equivalente. Mas não podemos perder de vista, por exemplo, que essa população LGBT, de minorias, seja a única expulsa de suas casas para ser o que estamos além dos índices muito altos de violência doméstica”, acrescenta o Coordenador.

O evento, que começa às 15h, acontecerá para usuários de membros da PGM, mas também será transmitido ao vivo para o público externo, que acompanhará a convenção através do canal PGM Rio no Youtube.

Resumo da programação:

23/06, 10h – Carlos Tufvesson participa do painel “Discussão fundamental para enfrentar a LGTBIfobia” na sede da OAB-RJ

24/06, das 13h às 17h – Dia no MAR com debates sobre “Cultura Queer em Espaços de Arte e Cultura” e oficinas

24/06 a 28/06, das 18h às 18h – Especial em Arcos da Lapa

25/06, 14h – Feira de Cores, na Arenanha Carioca Renato Russo

26/06 – Ciclo de Debates com o Ministério da Saúde, no Clube de Engenharia

07/10 – Feira Cultural Amo Diversidade

28/06, 15h – Conferência Carlos Tufvesson Igualdade e Proteção dos Direitos do Cidadão LGBTQIA Carioca » no Auditório da PGM-Rio

28/06 a 03/07 – Festival TriboQ com estande para a população LGBTQIA

28/06 – Atribuição do Arco-Íris na clínica do círculo de parentes Anthidio Dias da Silveira

30/06 – Lançamento do anti-preconceito em Lona Madureira

Os eventos começam nesta semana e continuarão até julho com atividades, feiras, exposições e campanhas de combate ao. . .

A Polícia Militar controlou a prisão de um homem suspeito de matar o primeiro-ministro Leonardo Batista da Silva, 36 anos, em. . .

A apresentadora Patricia Poeta vai tomar nota do programa, junto com Manoel Soares

© TUPI S/A. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *