“Hoje, 85% da energia produzida no Brasil vem de fontes renováveis”

Lobby de companhias aéreas e risco de bagagem solta

Associações aéreas, ou ligadas ao setor, enviaram uma carta ao presidente Jair Bolsonaro ameaçando tornar os preços das passagens mais caros se ele não vetar a devolução da franquia de bagagem.

Acontece que em 2017, quando o saguão se deparou com um carregamento solto, eles disseram que valia a pena passar o bilhete. É uma mentira. Dados da própria Anac, empresa “reguladora” que ainda atende empresas, mostraram que o custo médio aumentou de R$ 418 para R$ 648 (55%!), desde a mudança.

oportunidade perdida

Em 2019, quando Bolsonaro vetou a primeira das franquias, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) exigiu que o veto fosse revogado.

falso compromisso

De acordo com o advogado do Idec, Walter Faiad, a principal justificativa das companhias aéreas para alegar o suplemento se materializou.

Aviso foi dado

Faiad que além da ausência de redução, não houve melhora. “Desde os ajustes de regras, temos alertado contra isso”, diz ele.

Serviço prestado

Atualmente, as companhias aéreas estão priorizando quem paga mais, mas as correias transportadoras de bagagem não têm vantagens.

A venda direta de etanol tem um caráter de heroísmo

Quando, na próxima semana, o Congresso aprovar a lei que permite a venda direta de etanol para postos de gasolina, o que ajudará a baixar o preço dos combustíveis, fabricantes e consumidores poderão saudar a perseverança ou mesmo o heroísmo de dois comerciantes do Nordeste com os mesmos sobrenomes, eles não estão relacionados: Fernando Farias e Eduardo Farias, de Alagoas, Pernambuco, comprometidos com a produção de energia açucara no Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *