Espetáculo de Santa Maria será apresentado no Festival de Teatro Rolando

A Cia Retalhos, empresa de teatro de Santa Maria, retorna aos palcos do festival nesta sexta-feira, às 18h, no XXIX Festival de Teatro Vale do Paranhana (Festivale), na cidade de Rolante. Realizada desde 1994, a ocasião é a mais antiga do Rio Grande do Sul em termos de teatro. Na volta, a corporação apresenta a exposição ÀSeis Horas da Tarde, obra já conhecida e aclamada em Santa Maria.

A história, escrita pelo artista Helquer Paez, mistura ficção e verdade ao evocar a história da travesti Lola, de sua formação à vida adulta. O monólogo é uma adaptação do filme da mesma chamada produzido em 2010 e vencedor de Santa María Vídeo e Cine.

Além da atuação e da cenografia, a exposição se destaca pelo tema delicado. Para idealizar o filme que mais tarde deu à apresentação teatral, Helquer acumulou dados de seus anos de formação e entrevistou 30 travestis. Para o escritor, diretor e ator Helquer Paez, participar do XXIX Festivale marca o retorno da companhia santa maria aos palcos gaúchos e é motivo de orgulho.

– Temos muito prazer em voltar aos festivais de teatro pessoalmente. Nossa expectativa é muito alta porque essa exposição ainda é muito delicada e estamos vivendo no mês do Orgulho LGBTQIA, por isso tem um significado ainda maior. Além disso, estamos extremamente felizes em oferecer a obra ao público da cidade – famoso.

Nesta edição, o festival promovido pela cidade de Rolante reúne exposições combinadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas. A entrada para as exposições é um quilo de alimento não perecível.

Leandra Cruber, [email protected]

Faça login na sua conta abaixo

Complete a burocracia abaixo para se cadastrar

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *