AGRICULTURA – Prefeitura de Porto Velho realiza Dia da Melancia na primeira semana de julho

Par

O desafio é a reconciliação e a sustentabilidade na região

Com o objetivo de conciliar a sustentabilidade e o progresso da região amazônica, a Prefeitura de Porto Velho participou, nesta terça-feira (28), do rito de apresentação do projeto Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira (ZDS).

Em nome do prefeito de Porto Velho, o Conselheiro Executivo da Secretaria Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, se pronunciou sobre o município nas discussões do projeto.

“Porto Velho é a maior capital do Brasil em termos de extensão territorial, maior do que muitos países como Bélgica e Israel. Concentra conjuntos vitais de conservação e intensa atividade agrícola. O desafio hoje e nos próximos anos será conciliar essa progressão com a sustentabilidade. E a atual gestão municipal já está trabalhando nisso”, disse.

A proposta da ZDS Abunã-Madeira é planejar um conjunto de movimentos multissetoriais com o objetivo de vender a sustentabilidade ambiental através da progressão socioeconômica da região. A comissão nasceu de uma iniciativa pessoal do setor e ganhou dos governos dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.

Para isso, há uma articulação entre a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a Sociedade Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A cerimônia de abertura ocorreu pela manhã no Teatro Guaporé. À tarde, a organização participa de uma assembleia técnica de alinhamento entre os municípios e parceiros no auditório da Embrapa.

Texto: Pedro Bentes Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicações (SMC)

Publicado

em

Par

Município se destaca na fruticultura

O Dia de Campo no plantio de melancia em Porto Velho está marcado para o dia 8 de julho, das 8h às 12h, na Estrada 28 de Novembro, com uma frente no quilômetro 21 da Estrada da Penal, Lote 02. Os ativos já vêm com o plantio de melancia como atividade econômica e servirão de apoio a outros produtores interessados.

Serão promovidas palestras com a apresentação de estratégias de preparação de mudas, transplante, fertilização e colheita. Além disso, será explicado sobre o aparecimento e controle de pragas e doenças no cultivo de melancia.

“Teremos vários dias de caixa em nosso calendário em casas que já têm a experiência de produzir algo. Vamos levá-los para atender outros produtores, bem como técnicos da região para essa produção específica”, disse o secretário da Semagric, Gustavo Volpato Serbino. .

O conceito é ampliar a geração de culturas já evoluídas, seja nas casas onde ocorrerá a ocasião, seja nas novas casas interessadas.

“No caso desse agricultor rural, ele já sabe plantar melancia, com irrigação e a geração utilizada. A melancia tem uma produção inteligente em Porto Velho, mas ainda na planície do Rio Madeira, que produz uma vez por ano. “diz o secretário.

Segundo Serbino, a colheita em uma estação reduzida pode ser durante todo o ano, ampliando a produção em até dez vezes o que é produzido na mesma área. “Outra novidade é misturar plantio de melancia com apicultura e meliponicultura – com abelhas sem ferrão. , apenas por ter uma colmeia ao lado da plantação, é pelo menos 20%. Isso porque as abelhas polinizam mais a flor de melancia”, acrescenta Serbino.

A ocasião contará com a presença de estabelecimentos como a Sociedade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), como governo do setor correspondente.

Texto: Vanessa Farias Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicações (SMC)

A Polícia Civil de Rondônia, da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – Draco 2, foi dissumida em. . .

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), o Comissariado para a Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente (DERCCMA), o. . .

A Polícia Federal do Amazonas tem uma nota na qual diz que os dados sobre a descoberta dos corpos “não são válidos”. . .

O último parecer emitido pelo Plenário da ECT recomenda por unanimidade a aprovação do Equilíbrio Fiscal do Governo de Rondônia como. . .

O último parecer emitido pelo Plenário da ECT recomenda por unanimidade a aprovação do Equilíbrio Fiscal do Governo de Rondônia como. . .

A estrutura teve um investimento de R$ 403 mil, com o objetivo de oferecer qualidade e proteção contra a contaminação dos resíduos gerados Importante. . .

O município se destaca na produção do culminar O Dia de Campo no plantio de melancia em Porto Velho é. . .

O município se destaca na produção do culminar O Dia de Campo no plantio de melancia em Porto Velho é. . .

O município garantirá apoio logístico, arbitragem e aplicação da lei A cidade de Porto Velho sediará os Jogos Intermunicieais de Rondônia (JIR)Array. . .

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) desta terça-feira (28) a nota fiscal 1632/2022, que reduz a alíquota. . .

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou projeto de emenda à Constituição, uma lei complementar, além dos projetos de lei, o. . .

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, em consulta ordinária, na última terça-feira (28), a mensagem do Governo do Estado, que. . .

ESPORTE – O taekwondo de Talentos do Futuro disputa a escola dos Super campeões do Brasil

MEIO AMBIENTE – Foram anunciados os vencedores do 2º concurso de sorteio infantil

Edição 812 – Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia

ACONCHEGO – Mais de 2. 000 cestas e kits de higiene foram entregues na maternidade Mãe Esperança

Assistente entrega retroescavadeira para Ji-Paraná

A CPI do Ministério da Educação não tem a dos senadores de Rondônia

EVENTO – Bolsistas do Viva Bem Participam do “Café Junino” no bairro Esperança da Comunidade

Prazo para regularização de dívidas de ICMS e IPVA com até 95% termina em 30 de junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *