Brasil lidera lista de países que enviam o máximo de ameaças de extorsão e extorsão

O Brasil é o mais sensível na lista de ameaças de extorsão por e-mail, adicionando sexual (sextortion), disse a Trend Micro, empresa global de cibersegurança, em relatório trimestral este mês. Outros dois países latino-americanos também estão na lista dos dez emissores mais sensíveis desse tipo. crimes: Argentina e Peru.

A classificação de ameaças de extorsão e extorsão leva em conta endereços IP exclusivos. Somente em março de 2022, foram registrados 4. 800 casos no Brasil, quase o dobro do número conhecido na posição atual na lista, a Índia, com 2. 500. O número de empresas emissoras também aundo até 27% até fevereiro.

O número de ataques cibernéticos permaneceu o mais alto em março, de acordo com o relatório, com um total de 11,2 bilhões de ameaças bloqueadas, somando 7 bilhões (63,6%) de e-mail. No ano passado, a Trend Micro afirma ter bloqueado 94,2 bilhões de tentativas de ataque cibernético, um aumento de 42% em relação a 2020. Desse total, apenas cerca de 70 bilhões (74,4%) foram feitos por e-mail.

Os Estados Unidos (31,2%) são novamente o principal alvo desse ataque cibernético, à frente da China (9,7%) e do Reino Unido (6,1%). Japão (5,5%) e Índia (5,1%) completam a lista dos dez países ameaçados.

De acordo com a Trend Micro, o setor foi o mais visado em março, destituindo o governo. Saúde e educação também permanecem na lista de precedência, à frente do setor monetário, que ocupa o quinto lugar.

Saiba mais:

De acordo com o relatório, as ameaças de ransomware dobraram em março, de cerca de 1,2 milhão em fevereiro para quase 2,5 milhões no mês seguinte. ). Em 2021, 14 milhões de ataques de ransomware foram conhecidos em todo o mundo.

O relatório também mostra que ameaças semelhantes ao tema Covid-19 diminuíram no início do ano. Após um pico no segundo trimestre de 2021, uma expansão significativa foi observada em janeiro de 2022, com 959 milhões de listagens. No entanto, a partir daí, os ataques caíram no mesmo ritmo. , com 552 milhões de ocorrências em fevereiro e cerca de 470 milhões em março.

A maioria das ameaças do Covid-19 vem por e-mail (446 milhões), seguida por URLs maliciosas (quase 14 milhões). No entanto, a engenharia social, juntamente com e-mails e sites de phishing (9,8 milhões), é uma tática fundamental para os atacantes.

Não houve substituição na situação para a maioria dos países afetados: a maioria dos eventos foram registrados nos Estados Unidos e na Alemanha.

Crédito do símbolo principal: Lea Rae/Shutterstock

Você já viu nossas novidades no YouTube?Inscreva-se no nosso canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *