A política de vacinação contra a gripe na capital paulista é de 5% e 5%, segundo dados divulgados pela Prefeitura em 21 de junho. Para atingir a meta de 90%, a vacinação continua na comuna. Na semana passada, as doses da vacina foram para toda a população com mais de seis meses. Vacinas contra sarampo e poliomielite também estão disponíveis para crianças menores de cinco anos.
As vacinas fazem parte do esquema vacinal múltiplo. As doses de sarampo são destinadas a crianças maiores de 6 meses e menores de cinco anos, assim como a equipe de ginástica e outras nascidas após 1960. As doses de sarampo e COVID-19 serão aplicadas no mesmo dia para crianças maiores de cinco a 11 anos. A orientação é favorecer a vacina contra o covid-19 e um período de 15 dias entre as doses.
Elegíveis para a poliomielite são jovens menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto, bem como adolescentes até 19 anos sob as mesmas condições. Viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou epidêmicos, de qualquer idade, sem registro de aplicação, também podem ser vacinados contra a poliomielite.
As vacinas são obtidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada. O serviço municipal de fitness recomenda a apresentação de documento com foto e cartão de vacinação.
A cruzada multivacinação para jovens também inclui as seguintes vacinas: RMM (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina contra poliomielite inativada (VIP), vacina contra poliomielite oral (OPV), pneumo 10, rotavírus, meningus C, meningus ACWY, varicela, hepatite A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e pertusse), dupla adulta, HPV e pneumo 23.