Consórcio de controle Infovia 00 deve assinar contrato este mês

Um operador imparcial será criado com a formalização do consórcio que será para a operação publicitária da Infovia 00

A RNP deverá sinalizar este mês, dia 29, um acordo definitivo para a criação do consórcio que terá o cabo óptico subfluvial que liga Macapá (AP) com a Alenquer (PA), a chamada Infovia 00.

O consórcio virá com as operadoras Aquamar, BRDigital, ICOM, SEA Telecom, Telefônica e Wirelink.

Três das empresas habilitadas através da RNP para aderir ao consórcio se retiraram em 2021: Radiante, Simplex Informática e CTE Telecom.

Segundo Eduardo Grizendi, diretor de engenharia e operações da RNP, os saques não fazem o projeto, pois o operador imparcial já pode ser constituído e há uma fila de interessados.

“Existem duas corporações que já disseram à RNP que também precisam dos membros do consórcio. Uma nova variedade de membros para ingressar na organização existente merece abrir em agosto”, disse o executivo ao Tele. Síntese hoje, 8, após o lançamento da iniciativa 5G em Campinas (SP).

Segundo Grizendi, todo o cabo submarino de 770 km de extensão que liga as duas cidades amazônicas já foi instalado, e agora a cessão está na última fase de instalação de dispositivos em terra. árvores”, diz ele.

Infovia 00 é a atribuição piloto do PAIS, o programa amazônico integrado e sustentável, também conhecido como Norte Conectado, que prevê a criação de infovías ópticas a partir de cabos instalados nos canais dos rios amazônicos. Seu projeto e estrutura foram realizados inteiramente através da RNP. O cabo tem 42 fibras ópticas. Cada membro do consórcio de operadores imparciais recebe uma quantidade de fibras para seu próprio uso.

Outro que deverá ser lançado em breve, o Infovia 01, é o resultado do uso do orçamento restante da digitalização da televisão terrestre aberta. É construído por meio da Seja Digital – EAD, entidade culpada pela implementação das regras explicadas no âmbito do Gired, o grupo de digitalização da TV aberta, presidido pela Anatel.

A Infovia 01 ligará Manaus (AM) a Santarén (PA), em uma estrada subaquática de 1. 000 km, ligando a sede de nove municípios da região. Neste momento, o EAD está em processo de autorização para começar a instalar o cabo. A expectativa é que a variedade de fornecedores tome posição na época do ano e a instalação no leito rio negro deve começar no primeiro trimestre de 2023. A carga total estimada é de R$ 165 milhões.

Mais seis infovías (infovía 07, visual no mapa, já existe e pertence aos militares) serão construídas nos rios da região, com dinheiro proveniente do leilão 5G, que foi realizado em novembro do ano passado. Eles serão coordenados por meio do Siga Antenado – EAF, entidade criada por meio da Claro, TIM e Vivo, que cumprirá as obrigações do edital 5G.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *