O trabalho de instalação do exercício turístico Rio-Minas começou na semana passada. O endereço ligará as cidades de Três Rios, ao sul do Rio de Janeiro, a Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais, em direção a 168 quilômetros.
A adaptação dos trilhos será realizada por meio de módulos. O primeiro segmento terá 37 quilômetros e ligará Três Rios ao município de Minas Gerais de Chiador. A previsão é que as pinturas sejam concluídas em dezembro deste ano ou janeiro do próximo ano. A iniciativa é da ONG Amigos do Trem.
A linha funcionará com 15 carros de passeio que podem transportar até 837 passageiros de acordo com a viagem, em qualquer uma das instruções simultaneamente, quando totalmente compatível com o doméstico.
O exercício Rio-Minas passará por 8 cidades: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.
A comissão para montar o exercício turístico que unirá os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais foi apresentada em 2016 e foi desenhada por Paulo Henrique do Nascimento, falecido aos 45 anos em 2018 de câncer.
“A ONG atua no cenário ferroviário há 22 anos e [Paulo] aproveitou os trechos de Três Rios para Cataguases que foram desativados. Estamos procurando parceiros na esfera pública e pessoal e, nesse momento, controlamos investir R$ 1 milhão no setor pessoal”, disse ao G1 a presidente da ONG, Cyntia do Nascimento.
Com o investimento, foi concluída a aquisição de carros de passeio, que fornecerá uma capacidade total de embarque de cerca de 837 passageiros.