A Amazônia Jazz Band (AJB) encerra a temporada e se despede do público, unindo toda a alegria da temporada de junho e o clima romântico de junho. Assim, o concerto especial de fim de temporada toma posição nesta quinta-feira (30), às 20h, no Theatro da Paz. A apresentação é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Theatro da Paz e da Academia paraense de Música (APM).
A Big Band começa com ‘Ritmo De Nuestro Mundo’, pela mão do maravilhoso trompetista Arturo Sandoval, referência mundial do trompete. A música tem ritmo e os percussionistas da banda fazem a diferença.
De acordo com o diretor Eduardo Lima, a música do momento é “Contra Todas as Probabilidades”, uma safra de Phil Collins, arranjada por David Stout e solista de Elias Coutinho. “Como ainda estamos no mês do Dia dos Namorados, o momento e a terceira música do repertório homenagearão os casais apaixonados. A terceira música será “Barquinho”, de Roberto Menescal, com arranjos também de Elias Coutinho. Em vez de trazer a linguagem clássica da bossa nova, o artista procurou trazer algum estilo fresco, trabalhando, por exemplo, com mudanças rítmicas. Será o momento em que só teremos saxofones, baixo e percussão no palco. Achamos que o público vai gostar”, explicou.
Em seguida, “Viva e deixe morrer” será realizado, com arranjos através de Robert Curnow, em homenagem ao maravilhoso artista estrangeiro Paul McCartney – que completou 80 anos em 18 de junho. colorido, representativo e época do ano.
Em seguida, reforçando a atmosfera de junho, vem a música ‘Estrepa moleque’, arranjo e composição do guitarrista Kim Freitas, que define sua música como “a bombinha de São João”. A 7ª canção é I Got You, através do maravilhoso ícone da música mundial James Brown, arranjos através de Paul Jennings e improvisação através dos músicos da AJB, característica da orquestra de jazz.
A oitava posição será ‘Alcides Passarinho’, um choro do saxofonista de Pará Batista e o sax e viola solo de Elias Coutinho. As duas últimas faixas serão o presente de despedida da AJB, que pode não retornar ao seu público até agosto. eles também tocam músicas através do mundialmente renomado guitarrista Santana e da Coleção Beatles, com uma participação especial dos músicos da Orquestra Sinfônica, transformando a Amazônia Jazz Band em um grupo sinfônico gigante, apresentando algum outro som do grupo.
Eduardo Lima
Eduardo Lima, do Pará, define a música como sua vida. Neto de um trompetista, a música foi fornecida em sua casa. Aos 11 anos, seus pais, sabendo de seu interesse pela música, convidaram um saxofonista para mostrar ao filho o quão desejável era uma ferramenta musical. Aqui começou sua história com música. Logo começou a ler saxofone com os professores Paulo Levy e Jesús Martins. Posteriormente, ingressou na Banda Joven, no Conservatório Carlos Gomes, onde aperfeiçoou sua prática musical de organização.
Em 2001, foi Bacharel em Educação – Qualificação em Música pela Universidade do Estado do Pará. Por 12 anos foi maestro principal da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, tendo também ocupado o cargo de professor substituto de saxofone. na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, formação em educação fundamental e profissional, além de participar de um projeto de internalização, formação de cursos técnicos para instrumentistas orquestrais e instrumentistas musicais nos municípios paraenses.
É membro da Amazônia Jazz Band (AJB) como saxofonista e flautista há 24 anos, tendo também sido maestro assistente da AJB nos últimos cinco anos. Durante seus 28 anos de carreira, gravou um CD solo intitulado “Sopros da Amazônia”, trazendo para a cena musical instrumental diversos clássicos da Música Popular paraense, além de participar de exposições e gravações de CDs e DVDs de artistas.
ProgramrHYTHM DO NOSSO MUNDOArturo Sandoval(Arr. Richard Eddy
Contra todos os Oddphil Collins (arr. David Stout)
BARQUINHOROberto Menescal (Arr). Elias Coutinho)
VIVA E DEIXE DIEPaul
SELEÇÃO FESTA JUNINA Festa no Campo – Mario Zan
STRIP MULEKEKim Freitas
Eu tenho (eu me sinto bem) James Brown (Arr. Paul Jennings)
ALCIDES PASSARINHOST PMPA Batista (Arr. 2º SARGENTO PMPA Afonso)
SANTANA Flor D’Luna – Tom Coster; Oye Côme Va – Tito Puente; Europa – Carlos Santana e Tom Coster; Suave – Itaal Shur
COLEÇÃO BEATLESJOHN LENNON
ServiçoO concerto da organização Amazon Jazz acontece nesta quinta-feira (30), às 20 horas, no Theatro da Paz. Os ingressos estarão à venda no dia do evento, a partir das 9h, no camarote do TP e cobrarão R$ 2,00 (dois reais), dois jogos consistentes conso/CPF e no site www. ticketfacil. com. br. A apresentação da Banda De Jazz Amazônia (AJB) é uma conquista do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), do Theatro da Paz e da Academia Paraense de Música (APM).
Texto: Úrsula Pereira/Ascom Theatro da Paz