CPTM abre concurso para oferecer Wi-Fi gratuito nas estações

O que cada um dos usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) precisa ao máximo é que o serviço de correspondência esteja bem. Mas não faria mal ter pano solto em estações de exercícios. A empresa fará uma oferta para instalar wi-fi em toda a rota das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Esse movimento era esperado desde o ano passado, quando a CPTM abriu uma consulta pública para comparar a instalação de redes Wi-Fi em estações e exercícios. Bem, pelo menos por enquanto, a empresa não fala em prestar o serviço em exercícios. ter estações de exercícios já é um começo inteligente.

A empresa ou consórcio vencedor terá que instalar, gerenciar e Wi-Fi, além de ter que arcar com os custos.

Além disso, o serviço deve ser apresentado gratuitamente a qualquer usuário interessado. Para cada um deles, a conexão deve durar pelo menos 30 minutos e ter um rendimento médio de pelo menos 512 Kb /s (quilobits consistentes com o segundo).

Isso também faz parte das obrigações de criar uma plataforma para o usuário fazer login ao acessar a rede Wi-Fi pela primeira vez. Além do check-in, a plataforma oferecerá recomendações aos passageiros sobre o uso do serviço. e ser capaz de servir todos os componentes interessados.

Em troca, a empresa ou consórcio possivelmente estaria oferecendo acesso à internet exibindo anúncios, desde que o período entre anúncios seja de pelo menos 15 minutos. Vídeos publicitários também serão permitidos, mas o usuário deve ter a opção de fechá-los ou esquecê-los dentro de dez segundos.

A publicidade não é a única forma concebível de remuneração. O corretor pode estar oferecendo ao usuário uma conexão mais rápida ou sem anúncios, por exemplo, em troca de uma taxa. Mas essa opção não pode interferir no funcionamento da modalidade solta, como diz Natalia Melo, nova gerente de vendas da CPTM:

O público também percebe que o corretor precisará fornecer e garantir uma experiência inteligente de acesso à rede sem fio.

A CPTM já introduziu Wi-Fi solto em algumas estações, mas em uma base ad hoc. Com a licitação, o serviço estará disponível no máximo dos postos da empresa.

Como já mencionado, as redes Wi-Fi terão que ser instaladas em todas as estações das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

A Linha 7-Rubi é a única que não está incluída no projeto, com exceção da estação Palmeiras-Barra Funda. Isso é resultado do plano da CPTM de conceder a concessão da linha ao setor pessoal.

Note também que as linhas 8-Diamond e 9-Esmeralda não eram para o projeto. Motivo: Hoje, essas linhas são controladas pela ViaMobilidade.

A empresa ou consórcio vencedor deve prestar o serviço por 60 meses (cinco anos), com opção de renovação de até 240 meses (20 anos). A realização estará disponível no site da CPTM. O procedimento licitatório terá início em 26 de julho.

Se você quiser deixar sua opinião ou comentário, inscreva-se para discutir este artigo em nossa comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *