Dia do Asteroide 2022 reforça a importância dos asteroides

Nesta quinta-feira (30) é comemorado o Dia do Asteroide, data oficializada pelas Nações Unidas como um dia de conscientização pública sobre os perigos que os impactos de asteroides representam para o nosso planeta.

Para comemorar esta data, a Fundação Asteroide está organizando uma série de palestras, entrevistas e atividades semelhantes ao assunto, transmitidas em seu site. Além disso, museus, agências da área, clubes e entusiastas organizam eventos locais ao redor do mundo, trazendo sabedoria à população.

O tema principal do Dia do Asteroide 2022 é “pequeno é bonito”, e foi selecionado por várias razões. Comparados com planetas, asteroides são pequenos, mas aos olhos daqueles que os examinam, essas superfícies rochosas são lindas de se ver de perto. .

A transmissão da Fundação Asteroide contará com representantes de duas missões, hayabusa2 da JAXA e OSIRIS-REx da NASA, comprometidos em trazer pequenas, mas belas amostras de asteroides de volta à Terra. Hayabusa2 já trouxe suas amostras do asteroide Ryugu, e OSIRIS-REx está a caminho. .

A Fundação Asteroide não decidiu em 30 de junho por acaso: no mesmo dia, em 1908, um asteroide atingiu Tunguska, na Sibéria. O objeto explodiu acima do solo, e o movimento do ar foi tão intenso que, em apenas alguns segundos, mais de 80 milhões de árvores foram destruídas em um domínio que se estendia por quase 2. 000. 000 quilômetros quadrados; o que aconteceu, conhecido como o “evento de Tunguska”, foi marcado como o efeito mais prejudicial já ocorrido na história da Terra.

Estimativas sugerem que o asteroide tem algumas dezenas de metros de diâmetro e que o poder da explosão equivale a cerca de mil vezes o da bomba atômica que atingiu Hiroshima.

Os temas a serem abordados no calendário oficial do dia de 2022 do asteroide vêm com a origem do sistema solar, o uso de asteroides como fonte de recursos minerais, novos recursos para notar e rastrear rochas, como elas são caracterizadas, como podemos proteger e mitigar riscos, sustentabilidade no espaço e missões e tecnologias de longo prazo.

Aqui no Brasil, a Unicamp tem uma programação com palestras, workshops, eventos planetários, vídeos e muito mais, que dura até este domingo (3). Preferido pelas oficinas de astrofotografia, stargazing e lançamento de foguetes, que são gratuitas.

Além disso, cidades como Rio de Janeiro, Saquarema, Itaperuna, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Dourados e outras também organizarão eventos semelhantes ao Dia do Asteroide. Confira a lista na ocasião e lembre-se: não tenha medo de olhar para cima!

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *