Dia Internacional do Asteroide é comemorado nesta quinta-feira (30) com ocasiões Brasil e mundo

Era uma manhã tranquila em 30 de junho de 1908 na Sibéria. Um morador de Vanavara sentado em uma varanda, contemplando uma paisagem bucólica da Sibéria, quando ele surpreendeu através de uma enorme bola de fogo no céu, brilhando mais do que o sol, deslumbrando sua visão e aquecendo imediatamente. sua pele e tudo ao seu redor.

A bola de fogo explode, deixando um rastro de fumaça e formando um fungo luminoso sobre a floresta. O céu acaba pegando fogo, e as pessoas, assustadas, procuram descobrir o que está acontecendo. Mal sabiam eles que estavam testemunhando que os majores têm um efeito ocasional na história humana recente.

Alguns minutos depois, uma explosão maciça e um ar violento tão violento que expulsa as pessoas. Entre eles, o cavalheiro que estava sentado na varanda. Ele se jogou para trás e caiu inconsciente, depois resgatou-o através de sua esposa.

Felizmente, Vanavara, que é a vila mais próxima, a mais de 60 km da ponta da Floresta de Tunguska, na qual o asteroide teria explodido, que mediu cerca de 70 metros. explodiu a 10 km do solo, com uma potência equivalente a 1000 bombas nucleares. Algo tão cheio de vida que seria capaz de destruir uma cidade ao longo da extensão de São Paulo.

Imagine o que poderia acontecer se um evento como o de Tunguska sobre uma cidade primária encorajasse a criação do Dia do Asteroide, fundado pelo músico e astrofísico Brian May, o guitarrista do Queen, o astronauta rusty Schweickart da Apollo 9, o cineasta Grigorij Richters e a presidente da Fundação B612, Danica Rémy.

Em 2016, 30 de junho foi declarado através da ONU como o Dia Internacional do Asteroide, um dia para aumentar a conscientização sobre asteroides, seu papel na formação do nosso sistema solar e a importância de proteger nosso planeta de impactos a longo prazo. Hoje, o Dia do Asteroide é considerado um dos maiores movimentos globais da atualidade.

O Dia do Asteroide é celebrado em todo o mundo com eventos educativos voltados para a população em geral. O objetivo principal é conscientizar sobre os perigos reais que um asteroide pode causar ao nosso planeta e também falar sobre os movimentos que eles podem ser. tomada para evitar que uma catástrofe afete ou pelo menos minimize seus danos.

Saiba mais:

Este ano, mais de 150 eventos foram registrados em todo o mundo e, entre eles, um chamou nossa atenção. O evento “Dia do Asteroide com a Equipe de Asteroides Kharkiv” será realizado online a partir de Kharkiv, Ucrânia. Será o evento do dia do asteroide nesta guerra. – País devastado.

Na descrição da atividade, a organização relata que tomou a decisão de não interromper a cultura das reuniões clínicas no Dia do Asteroide. “Mesmo a guerra, continuamos aprendendo, ensinando e explorando o Universo”, acrescentaram os organizadores da ocasião.

No Brasil, o Dia do Asteroide tem sido acompanhado pela rede astronômica e agora faz parte do calendário anual de muitos clubes e associações astronômicas do país.

Isso colocou o Brasil na liderança mundial das atividades do Dia do Asteroide, condição que vem sendo mantida desde 2017 e este ano não é diferente. Em 2022, o país concentra cerca de um terço das atividades realizadas no mundo, com 49 ocasiões. registrado até o momento.

E se você quiser participar de uma das atividades previstas para o Dia do Asteroide no Brasil, aqui estão algumas oportunidades entre eventos online e presenciais, abertas ao público:

Além disso, vale a pena verificar asteroidday. org se há um evento perto de você. Além de ser uma forma inteligente de entretenimento, o Dia do Asteroide é uma oportunidade maravilhosa para aprendermos mais sobre esses itens e ajudarmos. de certa forma, para garantir que a Terra permaneça este belo e glorioso planeta para nós e nossas gerações futuras.

Você já viu os novos vídeos do Olhar Digital no YouTube?Inscreva-se no canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *