Acesso
FLRY3
Concessões JEP
InfoTrade
Renda variável adicional
dividendos ao vivo
Liberdade financeira
Perfis falsos nas redes sociais já ultrapassam 654 mil fãs e 2,5 milhões de curtidas
Uma rede de perfis falsos, com apenas cerca de 500 contas criadas no Twitter, Facebook, TikTok e Instagram, tem sido usada para se espalhar e fraudar. Por trás dos golpes, golpistas abusam de marcas de plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e Disney Plus.
Os golpes foram recentemente conhecidos através do Dfndr Lab, um laboratório de segurança cibernética da PSafe, uma empresa especializada em segurança virtual.
Juntos, esses perfis têm mais de 654 mil seguidores e 2,5 milhões de curtidas.
Através de páginas da Internet, os cibercriminosos oferecem assinaturas frouxas em plataformas de streaming, se inscrevendo em um site falso da Internet, criado para capturar dados não públicos e espalhar malware (software criado para danificar um computador, servidor ou plataforma).
Além de páginas nas redes sociais, o golpe também circula phishing (mensagens falsas que verificam para convencer a vítima de porcentagem de dados confidenciais).
“SMS, aplicativos de mensagens ou e-mail podem chegar. Ao clicar, a vítima também é direcionada para este site falso, onde há uma forma de registro que permite que a vítima obtenha o chamado código de assinatura solto. No entanto, o formulário fornecido pela vítima neste registro falso será usado mais tarde para aplicar novos golpes”, diz Emilio Simoni, diretor de Segurança da PSafe.
Possíveis perdas vêm com o roubo de perfis de redes sociais, a clonagem de cartões de crédito e até mesmo empréstimos em nome da vítima.
“As páginas pedem informações não públicas, como nome, CPF, endereço, número de telefone e podem até solicitar informações sobre cartões de crédito ou contas bancárias. Com essas informações, os cibercriminosos podem, por exemplo, se passar pela vítima em um aplicativo de mensagens pedindo dinheiro. “ou redes sociais, fraudando os contatos dessas vítimas”, adverte Simoni.
Pode ser complicado para o cliente distinguir entre páginas genuínas e falsas, mas a recomendação é a seguinte: cuidado com qualquer promoção que lhe dê uma vantagem acima da média.
Procure sempre o funcionário das plataformas de streaming para verificar se a promoção é verdadeira antes de clicar nos links e compartilhar conhecimento ou fazer pagamentos.
Além disso, certifique-se de que a página que você está seguindo é oficial e confiável, e clique e compartilhe links de fontes desconhecidas, especialmente aqueles compartilhados por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais.
© InfoMoney 2000-2022. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no uso das informações, que vier a efetuar com outros usuários do site.