Incêndios são proibidos em Mato Grosso a partir desta sexta-feira

A era da proibição de fogueiras em espaços rurais de limpeza e controle em Mato Grosso começa amanhã e se estende até 30 de outubro. As licenças de queima prescritas emitidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente estão suspensas nesta época. Nas cidades, é proibido o ano todo.

De maio a novembro há uma grande ameaça de que os incêndios se espalhem para as fazendas, triunfar em espaços de reservas florestais e outros, sendo um momento de emergência ambiental.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforça a obrigatoriedade da chaminé nas margens das estradas e nas barreiras patrimoniais e alerta: “Neste momento, é necessário cautela, o uso da chaminé pode se tornar uma chaminé florestal”.

A proibição do uso de chaminés se aplica à prevenção e combate às práticas de chaminés realizadas ou controladas por meio de estabelecimentos públicos culpados de prevenção.

O Comitê Nacional de Gestão de Incêndios trabalha com diversas organizações de combate a incêndios florestais nas etapas de preparação, prevenção, reação e responsabilização.

Para atuar diretamente na prevenção e controle de incêndios no período crítico, o governo destinou este ano um montante de R$ 32 milhões. O orçamento faz parte do programa de investimento de R$ 60 milhões para combater incêndios florestais e desmatamento ilegal, que inclui sete áreas: controle, monitoramento, prestação de contas, fiscalização, prevenção e controle, cobertura e comunicação.

Só Notícias é o primeiro jornal virtual interno de Mato Grosso, distribuído há 20 anos com a informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *