Mais de 150 mil pessoas ainda não foram vacinadas contra a gripe no Acre

POR AGENCIA AC, ACRE NEWS

Duas semanas antes do fim da campanha nacional, mais de 150 mil pessoas no Acre ainda não foram vacinadas contra a gripe. O levantamento foi realizado pela coordenação do Programa Nacional de Vacinação (PNI) que, com o objetivo de fortalecer a política de vacinação no Estado, tem intensificado os movimentos de vacinação nos municípios, em parceria com diversas instituições.

Até o momento, 33,49% dos profissionais de fitness foram vacinados; 2cinco,32% dos idosos; 23,12% das gestantes; 19,69% dos jovens de 6 meses a menos de cinco anos; 17,18% dos professores e 48,42% dos indígenas.

A vacina contra a gripe também é aplicada a outras pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, professores, pessoas com deficiência, profissionais do sistema penal, órgãos de segurança e resgate e profissionais do transporte público.

Para serem vacinados, outras pessoas devem provar um clube em um desses grupos. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30, nas academias básicas dos municípios.

“Nos últimos dois anos, a pior política de vacinação foi registrada não só no estado, mas também no país. Em meio à pandemia, a maioria das pessoas não foi vacinada por medo de exposição à doença, mas também pela disseminação de muitas notícias falsas. Hoje, a situação é uma doença semelhante à gripe e outras pessoas não estão procurando vacinas. Apenas 30% do público-alvo foi vacinado contra a gripe, que não é uma gripe comum, é prejudicial e pode matar”, diz Renata Aquiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), no Acre.

A cruzada de vacinação contra o sarampo também está sendo realizada em academias, que é voltada para jovens de 6 meses a menores de cinco anos e profissionais de fitness. Todos os jovens dessa organização etária devem ser levados para a clínica para serem vacinados. no caso dos profissionais de fitness, aqueles que tomaram uma única dose tomam a segunda. Nessa cruzada contra o sarampo, o Acre vacinou apenas 20,43% dos jovens e 17,76% dos profissionais de fitness.

A vacina contra o Covid-19 é implementada nas academias básicas, fornecidas pelos prefeitos das comunas. O atendimento é das 7h30 às 16h30. Nesses locais, são implementadas medidas momentâneas e de reforço (terceira e quarta doses) contra a doença.

As primeiras doses são destinadas a outras pessoas com mais de cinco anos. No momento, a dose é para respeitar a data de retorno, escrita a lápis no cartão de vacinação. A terceira dose é dada a outras pessoas com mais de 18 anos. 4 meses após a dose atual. A quarta dose é destinada a outras pessoas com mais de 60 anos que tomaram a terceira dose há pelo menos 4 meses.

A política de vacinação do público em geral, ou seja, de 18 a anos, é de 90,63% na 1ª dose; 78,66% na dose 2 e 32,09% na dose 3.

Somente nas últimas semanas, a coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Acre tem realizado, em colaboração com diversas instituições estaduais, movimentos de vacinação de aptidão contra outras doenças, a fim de maximizar a política de vacinação de grupos de precedência. Entre eles, destacam-se os movimentos de vacinação na Cidade do Povo, em colaboração com a Secretaria de Segurança, também na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), ministério público (MPAC), entre outros.

A Operação Gota, liderada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Defesa, também começa em 14 de junho e segue até 30 de junho, com a do Estado e da Câmara Municipal de 8 municípios do Acre. A ação de vacinação múltipla visa obter vantagens para a população que vive em áreas de difícil acesso do país, como espaços rurais, ribeirinhos e indígenas.

A estratégia começou em 1993, como uma iniciativa remota no estado do Amazonas, após relatos de surtos de sarampo entre populações indígenas na região do Rio Juruá. Desde então, consolidou-se no país como uma ação essencial para a polivacinação. em áreas de isolamento máximo. Atualmente, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá e Pará.

No Acre, será realizada a vacinação entre os municípios de Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Os movimentos terão o da Força Aérea Brasileira (FAB).

Insira seu endereço de e-mail para se inscrever neste blog e receba notificações de novos artigos por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *