Mato Grosso do Sul recebe investimentos em leilão de transmissão de energia elétrica

A linha de transmissão e a subestação elétrica que inclui Mato Grosso do Sul fazem parte de um dos leilões de transmissão da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, que acontece nesta quinta-feira, 30 de junho, às 10h (horário de Brasília), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. Em nome do governador Reinaldo Azambuja, a secretária especial de Alianças Estratégicas, Eliane Detoni, acompanhará o evento.

Um total de treze linhas de transmissão de energia serão concedidas por meio de leilões, concorrendo ao preço do Lucro Legal Anual (PIB). As pessoas jurídicas que descarregarem a concessão serão responsáveis pela construção, operação e manutenção das linhas, que terão duração total de 5. 425 quilômetros e capacidade de 6. 180 megavoltamperes (MVA).

O governo federal estima investimentos de cerca de R$ 15,3 bilhões e a criação de 31. 419 empregos diretos nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O lote 11, referente a Mato Grosso do Sul, abrange 291 quilômetros de extensão e capacidade de trezentos MVA de energia. A empresa vencedora terá 48 meses para início e operação da rede de transmissão de energia elétrica, além de um ano de concessão de serviços públicos, totalizando R$ 499. 220. 723,11 em investimentos.

A transmissão interligará a fórmula de energia elétrica entre os municípios de Chapadão do Sul, Paraíso das Águas e Campo Grande.

“Ao final das obras, a rede nacional da fórmula interligada estará conectada à rede de distribuição da Energisa no município de Paraíso das Águas, bem como a conexão da pequena usina hidrelétrica de Fundãozinho (22MW), em Chapadão do Sul”, explica Eliane Detoni, Secretária Especial do Escritório de Alianças Estratégicas, vinculada à Secretaria de Governo e Gestão Estratégica do Governo do Estado.

Além de fortalecer a própria fórmula nacional de energia elétrica, uma nova linha de transmissão e uma subestação em Mato Grosso do Sul conectam redes regionais, permitindo mais estabilidade e qualidade da energia elétrica que alimenta empresas e residências estaduais.

Com essa nova subestação e o reforço das linhas de transmissão teremos o reforço da rede e o aprimoramento técnico do fornecimento de energia elétrica.

“Os investimentos são um ganho maravilhoso para as estratégias governamentais, pois garantem uma fonte de longo prazo e aquecem diretamente nossa economia”, diz Eliane Detoni.

Serviço: A transmissão da Aneel toma posição nesta quinta-feira (30/06), às 10h (horário de Brasília), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Com o aumento de casos e mortes por covid-19, você ainda está mantendo medidas preventivas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *