Polícia civil, militar e federal obtém policiais da França que ministrarão curso de intervenção em Santa Catarina

Intervenções policiais em cenários com reféns em ônibus, aviões ou escolas, cinemas ou veículos. Esses são alguns dos exemplos práticos em que policiais civis e militares de Santa Catarina, além da Polícia Federal, obterão serviços prestados no estado por meio de funcionários da Polícia Nacional francesa.

Nesta segunda-feira (13), ocorreu o rito de abertura do curso intitulado “Intervenção no quadro do CQB e estruturas tubulares”. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Segurança Pública, em Florianópolis, na presença dos comandantes das polícias civil e militar de SC, representantes da Polícia Nacional Francesa, do Consulado da França e dos policiais que estarão treinando.

Participarão do curso 22 policiais brasileiros, dez da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina, dez do Batalhão especial de Polícia Militar (BOPE) da Polícia Militar de SC e dois policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal.

“Teremos uma força policial ainda mais especializada. A vencedora é a empresa catarinense, que agora terá diferenciados e princípios que a França tem implementado, principalmente em termos de reféns e brigas em ambientes confinados e tubulares, como ônibus, aviões e compra de mantimentos em shoppingcenters”, disse o Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.

Intercâmbio

O Comandante da Polícia Nacional Francesa, o Adido Adjunto de Segurança Interna, Serge Giordano, participou do rito e da importância da troca.

“Eu estive no estado várias vezes, viemos aqui no ano passado e agora novamente. Compartilhamos dados (RAID) com a polícia brasileira há 32 anos. Há dois anos com a polícia de Santa Catarina, uma iniciativa que continuará. É fundamental ter essa troca de experiências, os policiais de SC conhecerão nossas técnicas, mas também dois policiais franceses serão informados da verdade de Santa Catarina”, comentou.

O Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, lembrou da integração existente em questões de segurança em Santa Catarina, o Colégio Superior de Segurança e também destacou a troca de relatórios no campo operacional.

“Este é um momento vital para a Segurança Pública, proporcionando esse curso para a delegacia especializada da Polícia Civil e a PM mostra quanto cada um tem a ganhar com a troca. Tenho certeza que nossos policiais serão muito informados do curso, mas os franceses também voltarão com algo novo na bagagem. A integração é obrigatória e é algo que falamos toda semana no conselho de administração, e todos nós aproveitamos isso”, diz Pontes.

Para a cônsul honorária da França em SC, Celina Maria Ramos Arruda Macedo, “neste momento que vivemos, a segurança é incrivelmente vital e, neste caso, será uma troca muito grande porque cada um contribuirá com suas técnicas”.

O curso

O curso “Intervenção no quadro do CQB e estruturas tubulares” acontecerá de 12 a 24 de junho em Florianópolis. Entre as atividades planejadas estão Tiro; CQB em pé; CQB e tiro com pouca luz; tubularArray com intervenção em ônibus e aviões; e em ambientes gigantescos, com intervenção em cinemas, escolas, carros e ambientes urbanos.

CQB

CQB (Combat Quarter Battle) é uma doutrina composta por técnicas de luta confinada ou combate corpo-a-corpo, em que são utilizadas táticas que diferem de acordo com a proximidade do alvo, as situações dos ambientes, que podem ser estreitas, restritivas ou confusas e o número de outras pessoas que participarão da ação.

Os policiais franceses que ministrarão o curso vêm da organização de operações especiais da Polícia Nacional Francesa, sob a sigla RAID, que significa Investigação, Assistência, Intervenção, Dissuasão. O principal projeto desta unidade é divulgar a intervenção tática especializada. em situações de alto risco, que lidam principalmente com terrorismo e crime organizado. A equipe policial francesa e os alunos participarão do rito de abertura do curso na segunda-feira.

Visita ao escritório

Após a cerimônia, a polícia francesa e os representantes da França foram vencidos por meio do Delegado Geral da Polícia Civil de SC, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, do Comissariado Geral. Coordenador/PCSC Jhon Vieira e cônsul da França Celina Maria Ramos Arruda Macedo participaram da reunião.

Receba notícias em seu celular, graças aos nossos grupos. Escolha sua opção:

Avenida 21 de Janeiro, 1845, Centro – Pomerode / SC Telefone: (47) 3387-6420

Entre em contato conosco:

Escrevendo| | Comercial Financeiro

Desenvolvido através da tecnologia Aspin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *