Santa Catarina lança campanha brasileira de prevenção à peste suína africana

 

Apelidada de “Seja um Produtor Campeão”, a iniciativa é voltada principalmente para pequenos fabricantes independentes em todo o país. A animação foi criada por meio do Centro de Emergência para Doenças Animais Transfronteiriças (ECTAD) da FAO e traduzida para o português através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca. e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina com o trabalho da FAO no Brasil.

“A FAO reconhece a importância de disponibilizar dados a todos, especialmente aos pequenos fabricantes rurais, que seriam os mais afetados pela doença (PSA). O vídeo em português será um recurso valioso para os fabricantes no Brasil. Criamos conteúdo de vídeo mais aplicável e menos difícil de entender, comparando práticas inteligentes e ruins de biossegurança. Esperamos que os fabricantes possam se ater às práticas inteligentes e aos seus rebanhos de peste suína africana. Além disso, as cortinas vão ajudá-los a ficar em suas casas ainda mais seguros, não só para a peste suína africana, mas para a saúde animal como um todo”, diz a Coordenadora Regional de Projetos (RAP) do Centro de Emergência de Doenças Transfronteiriças (ECTAD). FAO, Yooni Oh (tradução livre através do Ministério da Agricultura).

O representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, acrescenta que a tradução do vídeo reforça o compromisso da FAO com os países protetores, além de auxiliar a doença, mapear surtos e implementar planos de prevenção em espaços que não foram afetados, em total coordenação e colaboração com autoridades nacionais de aptidão. “Este conteúdo está em consonância com a iniciativa anunciada por meio da FAO do Manual de “Boas Práticas na Gestão de Emergências em Saúde Animal” (GEMP). Com a tradução do vídeo, podemos divulgar a capacitação em países. preparar-se para uma emergência que afeta a condição física dos animais.  »

Santa Catarina, maior produtora nacional e exportadora de carne vermelha, é reconhecida mundialmente por cuidados com a saúde animal e o vídeo será mais uma ferramenta de conscientização para todos os envolvidos na cadeia produtiva.

“O Governo do Estado de Santa Catarina está muito satisfeito com a parceria que firmamos com a FAO. O vídeo “Seja um Produtor Campeão” é um recurso valioso para evitar que a peste suína africana chegue às nossas propriedades. Quero agradecer à FAO por compartilhar isso com vários outros países, especificamente o Brasil. Aqui em Santa Catarina, seremos os pioneiros na multiplicação desse movimento informativo e protetor de todo o movimento econômico gerado através da cadeia produtiva do suíno”, disse Ricardo Miotto, secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.

A edição brasileira do vídeo “Seja um produtor campeão” se soma a uma série de ações realizadas por meio do Ministério da Agricultura e da Sociedade Integrada de Desenvolvimento Agropecuário de Santa Catarina (Cidasc) para evitar a entrada da peste suína no estado.

O vírus da peste suína africana é prejudicial à saúde humana, mas tem um sério impacto social e econômico, somando-se às exportações de produtos suínos, renda das famílias rurais, bem como à segurança alimentar.

Siga-nos: Facebook | | do Instagram Youtube

Com o objetivo de atender os mercados mais complicados do mundo, a suinocultura é um dos principais motores da economia catarinense. Em 2021, o estado exportou 578,5 mil toneladas de carne vermelha para 67 países. No último ano, a SC aumentou seu lucro com vendas no exterior em 19%, com lucros de US$ 1,4 bilhão.

A peste suína africana (ASF) é uma doença viral que não representa nenhuma ameaça à saúde humana, mas pode dizimar rebanhos. para a indústria estrangeira em produtos de carne vermelha.

Presente em mais de 50 países, a PSA é implantada em todo o mundo. Entre os afetados estão a República Dominicana e o Haiti – este é o primeiro registro da doença nas Américas desde a década de 1980. O último surto no Brasil foi registrado em 1981, e desde 1984 o país está livre da peste suína africana.

Por Epagri/Cepa – SC

AGRONEWS® é dado para quem produz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *