Saúde renova contrato e regulariza pé no Tocantins

O governo do Tocantins acabou esperando pacientes que querem exames de controle do pé. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) renovou o contrato com a Associação de Familiares e Amigos dos Excepcionais de Araguaína (APAE), culpado da investigação de amostras colhidas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A APAE de Araguaína é o único laboratório do Tocantins, autorizado pelo Ministério da Saúde (MS) a realizar o serviço à rede pública e já recebe amostras retidas pelos municípios desde fevereiro deste ano. análise de controle laboratorial para triagem de doenças metabólicas, genéticas, endócrinas e hematológicas tratáveis, conhecidas por punção de calcanhar e controles confirmatórios controlados através do programa nacional de triagem neonatal.

De acordo com a estratégia da Diretoria de Atenção Especializada/Programa Nacional de Triagem Neonatal, na SES-TO, Rafaela Sousa, todos os municípios já ganharam recomendação sobre os procedimentos de armazenamento e envio de amostras de controle para a APAE. municípios relatando a atenção de responsabilidade de 2021, que neste caso são os jovens cujas amostras não foram analisadas. Esses jovens serão acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o médico solicitará controles de triagem vencidos, e após a apresentação das adaptações serão direcionados, por meio do sistema de regulação, à Consulta Externa de Triagem Infantil Recém-Nascido instalada no Hospital Geral de Palmas (HGP)”, explicou.

O técnico indicou que, com o contrato com a APAE, a SES-TO está em processo de credenciamento de laboratórios especializados para realização dos exames incluídos no programa nacional de triagem neonatal, para ampliar a oferta no estado.

uma análise

“Todas as amostras que foram armazenadas pelos municípios este ano terão que ser enviadas sem demora para o laboratório especializado da APAE em Araguaína. Caberá à equipe multiprofissional do laboratório comparar a qualidade dessas amostras para determinar quais são adequadas para pesquisa ou não. Amostras que não estão previstas para investigação, o município deve garantir o acompanhamento da criança, seguindo as notas de orientação e, se for o caso, encaminhar a criança ao Ambulatório Infantil do HGP”, explicou a chefe do corpo técnico das pessoas com deficiência da SES-TO, Débora Cirqueira.

Teste de pé estendido

Exame que terá que ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, a revisão dos pés é um conjunto de controles que tropeçam com ajustes metabólicos, genéticos, endócrinos e hematológicos tratáveis que podem levar a sérias consequências para a criança em sua vida. .

Em junho deste ano, o SUS passou a oferecer a edição estendida do teste do pé, o que aumenta o número de doenças detectadas. A medida está em consonância com a Lei nº 14. 154, que visa o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

Até agora, a triagem neonatal detectou hipotireoidismo congênito, feniletoideria, doença móvel falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. ser incluído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *