A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o Paraná tem 3 casos suspeitos de Macaco-de-macaco ou macacopox. Três homens entre 27 e 39 anos vivem em Curitiba, Cascavel e Londrina. O primeiro caso no Brasil foi arquivado no dia 9 de junho em São Paulo.
Os pacientes têm histórico de São Paulo, França, Inglaterra e Turquia. As amostras dos suspeitos foram colhidas e estão sendo encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), culpado de articular com o Ministério da Saúde para enviar ao laboratório de referência casos da doença, em São Paulo.
Há algumas semanas, a Sesa emitiu uma nota de orientação nº 01/2022 sobre o atendimento de casos suspeitos. O documento foi enviado aos municípios para orientação. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde criou uma página de dados e publicações sobre a doença AQUI.
Monkeypox é uma doença viral e a transmissão humano-humano ocorre principalmente através do contato com lesões cutâneas de outras pessoas inflamadas ou objetos recém-infectados. A infecção causa uma erupção cutânea que se desenvolve no rosto e depois se espalha para outras partes do corpo. sintomas são febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas costas, linfadonopatia, calafrios e fadiga.
A maioria foi alimentada com vinho colonial na venda
Inscreva-se no nosso menu e receba nosso direto!